Publicidade

Sedam realiza mutirão de conscientização e limpeza na Feira do Cai N’Água, em Porto Velho

Com o objetivo de conscientizar sobre práticas de higienização e atitudes sustentáveis à comunidade, foi realizado na manhã deste domingo (6) o primeiro mutirão de limpeza na Feira do Cai N’Água, em Porto Velho. A ação, que foi bem recebida e elogiada por diversos feirantes e frequentadores do local, compõem as atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente, do Governo de Rondônia.

Publicidade

Como parte principal do trabalho, cerca de 300 sacos plásticos, de 100 litros, foram distribuídos aos responsáveis ​​dos pontos de vendas a fim de armazenarem os resíduos descartados ao final do expediente da feira. Além de receberem das equipes do mutirão, os comerciantes também receberam orientações e ideias práticas para agilizar o acondicionamento do material.

Publicidade

Atitudes como esta, favorecem a manutenção de um ambiente ecologicamente limpo e mais acolhedor para quem visita o espaço, contribuindo principalmente com as medidas sanitárias necessárias durante o período de pandemia do novo coronavírus.

Prestigiando o evento, o secretário-adjunto de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Demargli da Costa Farias, destacou sua importância em prol do bem estar da sociedade: “sabemos que este local é muito visitado aos domingos pelos moradores da capital rondoniense, por isso, é necessário mantê-lo sempre limpo e longe do acúmulo excessivo de lixo. A Semana do Meio Ambiente abarca justamente esse pensamento social, que estamos aqui para enfatizar e divulgar”.

Costa Farias reforçou ainda que a própria comunidade é protagonista na busca pela resolução dos problemas ambientais, exigindo inteiramente a sua participação neste processo. Toda a ação esteve sob o comando da Sedam, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Educação Ambiental (Ceam), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e demais entidades.

APOIADORES

O produtor rural e feirante Wilson Sales da Silva, agradeceu o trabalho realizado no mutirão, dizendo que a iniciativa estimula outros membros da feira a aderirem as orientações repassadas pelos órgãos públicos. Há 15 anos atuando no Cai N’Água, ele comercializa bananas que são extraídas do próprio sítio, localizado na zona rural de Porto Velho. “Quanto mais a população abraçar esta causa, melhor será para a saúde e segurança nossa e dos nossos clientes”, acrescenta.

A também feirante Ana Maria, que vende frutas nativas da Amazônia há mais de 10 anos no espaço, diz que a ação vai estimular pessoas que não costumam ter hábitos sustentáveis ​​de limpeza, o que gera conforto aos visitantes. “Sou produtora rural na região do Baixo Madeira, e tenho comigo a certeza de que armazenar o lixo nos lugares certos, evitando o aparecimento de pragas (ratos ou baratas) faz toda a diferença”, enfatiza.

Na mesma linha de pensamento, a comerciante Lucicléia da Costa França destaca que a limpeza é um hábito já praticado por ela desde a chegada ao ponto de venda até o término do serviço. “Com o recebimento da sacola plástica, me senti convidada a fazer parte desta missão de ajudar a preservar o meio ambiente. Afinal, gosto muito de tudo limpo, e tenho adotado esta limpeza no meu estande de vendas”, explica.

Ao longo da manhã, foram entregues a cada integrante da Feira do Cai N’Água, sacos plásticos com capacidade para armazenar 100 litros de resíduos. A orientação é que o responsável acondicione o material descartado, dentro da embalagem, para que ao final do expediente, um órgão específico possa recolhê-lo. Existem também alguns containers instalados na parte externa do galpão onde é realizada a feira livre, o que auxilia no bom hábito.

TRADIÇÃO

A Feira Livre do Cai N’Água acontece tradicionalmente aos domingos, durante o turno da manhã e tarde, em um barracão localizado na Avenida Rogério Weber, no bairro Baixa União, região Central de Porto Velho. No espaço são vendidos alimentos, frutas, artigos regionais e entre outros produtos naturais tipicamente amazônicos.

De acordo com a coordenadora Estadual de Educação Ambiental (Ceam), Maricélia Cantanhêde, este é o primeiro mutirão do Poder Executivo em conjunto com o município nas instalações da feira. “Estamos muito gratos com a recepção oferecida pelos feirantes, que também sugeriram novas práticas sustentáveis ​​nas trocas de experiências. Vale ressaltar que a ação é a primeira de muitas que vamos fazer. Os envolvidos no mutirão são pessoas já vacinadas ou que não fazem parte do grupo de risco, o que garante a saúde de todos”, destaca.

PRÓXIMAS AÇÕES

A Semana do Meio Ambiente terá continuidade, reunindo outras atividades que visam à conscientização do ser humano em relação à preservação dos recursos naturais do planeta. Integrando toda a comunidade, essas ações podem ser acompanhadas remotamente de acordo com dia e horário abaixo:

07/06, 18h às 22h – Minicurso de Formação de Educadores Ambientais; Interessados podem fazer inscrição por meio do link, e acessar plataforma digital disponibilizada;

08/06, 8 às 12h – Oficina sobre as atualizações de “Mudanças Climáticas do Estado”. Os interessados em participar das práticas terão que fazer inscrição pelo link, acessando as oficinas por meio da plataforma disponibilizada.

30/06, às 19h30 – Premiações do “1º Concurso de Desenho Infantil”, a ser realizado no Porto Velho Shopping, em Porto Velho.

Até o dia 30 de junho ocorre o período de inscrição e recebimento dos desenhos. Os interessados podem ter acesso, na íntegra, ao regulamento do concurso solicitando no e-mail: concursopvh2021@gmail.com.

Quanto à efetuação da inscrição e para saber mais informações, o interessado deve acessar: https://forms.gle/DDKhsNgHd4r7vJ3HA, logado em uma conta de e-mail.