O senador do estado do Amapá, Randolfe Rodrigues (REDE), protocolou nesta segunda-feira (15) um pedido no Supremo Tribunal Federal – STF, solicitando que o Ministério da Saúde forneça os dados da quantidade de oxigênio nos hospitais brasileiros, com destaque para Rondônia.
De acordo com o documento apresentado prelo senador a empresa Cacoal Gases, que abastece 31 cidades do estado de Rondônia, declarou que só tem insumos suficientes para fornecer oxigênio por mais 15 dias.
“Não podemos permitir que aconteçam novamente as tristes e graves cenas que assolaram o Amazonas no começo do ano, com pacientes perecendo asfixiados por conta do desabastecimento de oxigênio”, afirma Randolfe em seu pedido.
O governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha, negou a possibilidade da falta de oxigênio no Estado, porém os dados do Ministério da Saúde com a informação real da atual situação do estoque de oxigênio no Estado.
Caso o pedido do Senador seja atendido, o Ministério da Saúde terá de fornecer, em até 24 horas, informações sobre o estoque e a previsão de uso do oxigênio nos estados brasileiros e, em especial, em Rondônia, no Acre e Ceará.
Uma atualização dos dados relacionados ao estoque do oxigênio também é uma das solicitações.
CLIQUE AQUI EM BAIXO E VEJA FALA DO SENADOR: