O Instagram anunciou nesta quarta-feira (22) que irá permitir o download de reels públicos da plataforma para todos os usuários. A ferramenta estava disponível desde junho exclusivamente para perfis dos EUA e a mudança foi divulgada oficialmente no canal de transmissão do chefe da rede social, Adam Mosseri. Antes do anúncio, os usuários fora do solo estadunidense só podiam salvar os vídeos para assistir depois. O recurso surge como um facilitador para compartilhar vídeos de criadores de conteúdo e atrair públicos de plataformas diferentes, como o TikTok, que já disponibiliza a alternativa. A seguir, saiba mais sobre a novidade.
Mosseri explicou que os vídeos baixados receberão uma marca d’agua exclusiva da rede social, que será acompanhada do nome do perfil da conta do usuário responsável pela criação. Além disso, por questões de direitos autorais, os reels que possuírem músicas registradas serão baixados sem áudio.
Para fazer o download de algum reels, basta pressionar o botão de compartilhamento presente neles que o novo campo para baixar será apresentado. Também é possível cancelar a função dentro do próprio aplicativo, a depender da vontade do usuário. Para isso, é preciso acessar o menu de configurações do Instagram e clicar no campo de reels. Na sequência, basta desativar a opção “Permitir que pessoas baixem seus reels”.
Conforme o Instagram, como medida de privacidade, todos os usuários com menos de 18 anos registrados na plataforma terão a opção de download de reels desativada por padrão.