Publicidade

Deputado Anderson Pereira envia indicação ao Poder Executivo e propõe criação de rede de apoio a mulheres em situação de violência doméstica

A proposição prevê que sejam oferecidas condições de autonomia financeira por meio de qualificação profissional, geração de emprego e renda

Por

Assessoria

Com o objetivo de dar apoio às vítimas de violência doméstica e familiar, concedendo autonomia financeira às mulheres, o deputado estadual Anderson Pereira (PROS) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, propondo a instituição do programa “Tem Saída”. A proposição prevê que sejam oferecidas condições de autonomia financeira por meio de qualificação profissional, geração de emprego e renda e intermediação de mão de obra.

Publicidade

Dentre as diretrizes do projeto estão: mobilizar empresas para disponibilizarem vagas de contratação; criar e atualizar banco de dados das empresas interessadas; encaminhar e informar às mulheres sobre as vagas de emprego; curso de defesa pessoal; entre outras.

Na justificativa, o deputado argumenta que a violência enfrentada pelas mulheres deixou de ser uma questão relativa apenas ao espaço familiar e tomou dimensões no espaço social, se tornando um problema de saúde pública, indo além da saúde e da felicidade individual, mas afetando o bem-estar de toda a comunidade.

O Tem Saída é um programa que deve ofertar cursos técnicos e de qualificação profissional para que as vítimas possam quebrar o ciclo da violência doméstica, muitas vezes reforçado pela dependência financeira. “Queremos dar oportunidade e capacitação. Além de sensibilizar servidores públicos para fornecer atendimento qualificado e humanizado a essas mulheres”, concluiu o parlamentar.

Dados

Conforme os dados do Datafolha, 503 mulheres são agredidas fisicamente a cada hora. A cada duas horas, uma mulher é assassinada no país, a maioria por homens com vínculos afetivos, colocando o Brasil na 5º posição no ranking de feminicídio mundial.

Um total de 2.378 ocorrências de violência doméstica foram registradas no segundo trimestre de 2021 em Rondônia. Já em 2020, a polícia de Rondônia registrou 9.814 ocorrências de violência doméstica entre janeiro e dezembro, segundo dados do Sisdepol, o sistema da Polícia Civil do Estado.

Se for vítima de violência doméstica ou conhecer alguém que está passando por isso, denuncie no 180 ou 190.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.