Construída com recursos de compensação da Hidrelétrica de Santo Antônio, o prédio onde a Unidade de Saúde da Família – USF, localizada no bairro Três Marias, zona Leste de Porto Velho, é uma trágica história de desperdício de dinheiro público que já passou por dois prefeitos, Roberto Sobrinho (PT) e Mauro Nazif (PSB) e agora está nas mãos de Hildon Chaves (UNIÃO).
Entregue em 2012, o local possuía uma ampla estrutura, consultórios odontológicos, enfermaria, cozinha, e todos os requisitos para uma unidade básica de Saúde, porém, o espaço nunca chegou a ser aberto à população e com o passar dos anos foi dilapidado por usuários de drogas, moradores de ruas e oportunistas.
Portas, forros, janelas, fiação, pias, torneiras, louças sanitárias, entre outros, estão na lista das coisas que foram arrancadas da unidade de saúde.
Porém, nesta última quarta-feira (19) a prefeitura de Porto Velho assinou um contrato que deverá reverter esse “tapa na cara” da sociedade portovelhense que está engolindo essa vergonha há mais de uma década.
A empresa 3R Construções foi a vencedora da licitação por tomada de preços e será responsável pelas reformas e expansão da USF Três Marias. O valor total do contrato é de R$ 1.773.604,27 (um milhão, setecentos e setenta e três mil, seiscentos e quatro reais e vinte e sete centavos).
A expectativa é de que até o próximo ano o espaço esteja funcionando e atendendo as famílias do Três Marias.
Até que enfim umas das notícias boas para este bairro desamparado .