Publicidade

PF realiza operação para combater falsificação de documentos ambientais e crimes contra o meio ambiente em RO

Durante a ação, que contou com a participação de 16 policiais federais, uma pessoa foi presa em flagrante por posse de arma de fogo.

Por

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27/7), a Operação Namím, nos municípios de Ji-Paraná e Espigão D’Oeste, em Rondônia, com o objetivo de reprimir crimes contra o meio ambiente em Terra Indígena e falsidade ideológica.

As investigações, que tiveram início em outubro de 2022, revelaram que donos de madeireiras inseriam informações falsas no sistema DOF (Documento de Origem Florestal) e realizavam transações de créditos virtuais, ou seja, comercializavam madeira que não existia nos pátios das empresas. Essa madeira, retirada ilegalmente de Terra Indígena, era vendida como se fosse de origem lícita.

Durante a ação, que contou com a participação de 16 policiais federais, uma pessoa foi presa em flagrante por posse de arma de fogo.

Os investigados responderão pelos crimes de falsidade ideológica, por inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, cujas penas chegam a cinco anos de prisão.

A operação recebeu o nome de Namím, que na língua Kaiapó significa “mentira”, em referência à forma utilizada pelos empresários para enganar os órgãos competentes, mediante a inserção de informações falsas no sistema DOF.

As ações da Operação Namím têm como objetivo coibir a prática ilegal de desmatamento e comércio de madeira clandestina, visando proteger o meio ambiente e a Terra Indígena afetada por essas atividades criminosas. A Polícia Federal segue empenhada em combater tais delitos e responsabilizar os envolvidos de acordo com a legislação vigente.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.