Rondônia está entre os piores estados em um direito básico mundial para as pessoas

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

ESTATÍSTICA

Publicidade

De acordo com o Censo Demográfico 2022, 255 mil domicílios permanentes ocupados em Rondônia não têm acesso à rede geral de distribuição de água.

Publicidade

QUASE METADE

O número corresponde a 46% do total de domicílios no estado e à moradia de 740 mil rondonienses. O indicador é o segundo pior do país, ficando atrás somente do Amapá (50,1%).

NATURAL

Entre os domicílios rondonienses com acesso à rede de distribuição de água, em 43 mil, a rede geral não é a principal fonte, sendo que, em 97,8% deles, a principal fonte são poços profundos ou rasos.

PONTUAIS

Sobre o acesso à rede de água, o Censo mostra que, em três municípios rondonienses, mais de 90% dos domicílios não têm ligação com a rede geral de distribuição de água: Vale do Paraíso (97,9%), Governador Jorge Teixeira (94,6%) e São Francisco do Guaporé (90,7%).

MENOS RUIM

Vilhena tem a menor proporção de moradias sem acesso à rede de água: 5,4%, seguido de Cacoal (17,5%) e Pimenta Bueno (20,4%).

ESGOTO

Da mesma forma que em relação ao abastecimento de água, Rondônia tem a segunda menor proporção de domicílios com esgotamento sanitário ligado à rede geral, rede pluvial ou fossa séptica ligada à rede.

ESTADUAL

No estado, 13,6% dos domicílios estão nesta situação, correspondentes a quase 209 mil moradores. O Amapá tem a pior taxa do país – 12,1% dos domicílios – e São Paulo a melhor – 91,3%.

UM POUCO MELHOR

Entre os municípios rondonienses com as maiores proporções de domicílios com esgotamento ligado à rede geral, rede pluvial ou fossa séptica ligada à rede estão: Cacoal (67,2%), Cerejeiras (58%), Alvorada d’Oeste (42,5%), Cacaulândia (33%) e Porto Velho (23%).

MAIS DE 20

Na outra ponta, há 21 municípios rondonienses com menos de 1% de esgotamento ligado à rede geral.

PRIMITIVO

Os dados do Censo também mostram que Rondônia tem a maior proporção de domicílios que utilizam fossa rudimentar ou buraco como forma de esgotamento sanitário.

PERTO DE UM MILHÃO

São 326 mil moradias, que correspondem a 58,8% do total de residências e a quase 926 mil pessoas (58,9% da população).

QUALQUER JEITO

Em 16 municípios rondonienses, a fossa rudimentar é o tipo de esgotamento em mais de 90% dos domicílios. Número impressionante de dejetos sem nenhum tipo de tratamento.

LIXO

Em relação ao destino do lixo, o Censo aponta que, em Rondônia, a coleta por serviço de limpeza ocorre em 79,5% (441 mil) dos domicílios, sendo a quinta menor proporção do país.

DESTINO

Em 18,3% (101 mil) das residências rondonienses, o lixo é queimado – quinta maior proporção entre as Unidades Federativas; em 1,5% das moradias, o lixo é enterrado e, em 0,72%, é jogado em área pública ou tem outro destino.

POSITIVO

Na contramão dos péssimos números do Censo, o Governo de Rondônia tem conseguido colocar em prática projetos sociais que geram oportunidades  e  fomentam o desenvolvimento das pessoas. A análise positiva é baseada em resultados apresentados pelo  Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).

PROFISSIONALIZAÇÃO

A entidade oferece cursos de formação técnica e forma para o mercado de trabalho, mão de obra necessária à realidade do comércio. Isso atende  quem precisa de um emprego e também empregador.

EXPECTATIVA

A nova aposta do Governo nesse sentido é o projeto Vencer, que está sendo executado pela Secretaria de Assistência Social (Seas). São 45 cursos de capacitação que vão desde áreas como a Engenharia Civil e setores de gestão, alimentação e logística.

META

O diferencial deste projeto, segundo o governador, está na sua missão, que é avançar no processo de erradicação da pobreza, uma vez que é todo voltado às pessoas que estão em condição de vulnerabilidade social.

CONHECIMENTO

Na educação, Marcos Rocha pontua dados que mostram o potencial do Estado visando o futuro. Somente no ano passado, foram liberados  investimentos de R$2.7 bilhões no setor, investidos em infraestrutura, tecnologia e recursos humanos.

FINANCIAMENTO

O Governo mantém em pleno funcionamento na educação um projeto de financiamento de Mestrado e Doutorado a professores da rede estadual.

DESEMPREGO

O Estado também  lidera o ranking nacional de menores taxas de desemprego, uma vez que oferece capacitação para quem está começando, financiamento acessível a Micro e Pequenos Empreendedores e mantém parceria consolidada com todo comércio.

CAMPO

A carne produzida no Estado já abastece 53 países e representa mais de 200 mil toneladas, combinação que movimentou somente no ano passado mais de U$ 917,76 milhões, alavancando Rondônia como um dos maiores produtores de carne bovina do país e com um feito importante: reconhecidamente livre de Aftosa desde 2021.

LAVOURA

Já na lavoura o destaque é a soja. A perspectiva é de que a safra deste ano seja tão boa quanto a do ano passado, mesmo com o fator clima que não contribuiu muito para os produtores.

AUTOESTIMA

Boa parte dos bons resultados do Estado são resultado da seriedade nas ações. O Governo de Rondônia obteve 99,29% de pontuação em critérios de transparência da gestão.

Nossa Campanha do meu Aniversário Solidário continua.
Hoje tem gostinho especial…completo 29 anos que estou no Brasil,  em Rondônia! ????

Com este sentimento de gratidão por tudo que recebi,  que quero te convidar para participar do meu aniversário.????

Como? 
Fazendo uma DOAÇÃO a partir de R$ 55,00 , para a Casa Família Rosetta,  onde atuo há 29 anos.  

Acredito que o Amor tudo Transforma!

Doe pelo PIX :
63762553000100