Publicidade

Maurício Carvalho é o único deputado de Rondônia a votar pelo aumento no número de parlamentares na Câmara

Até o momento, o parlamentar não se manifestou publicamente sobre os motivos que o levaram a apoiar o aumento no número de deputados.

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil) foi o único parlamentar da bancada de Rondônia a votar a favor da proposta que aumenta o número de cadeiras na Câmara dos Deputados de 513 para 531. A medida, aprovada na última semana por maioria, tem gerado repercussão nacional, principalmente pelo impacto financeiro que pode acarretar aos cofres públicos.

Segundo estimativas técnicas da própria Câmara, a criação de 18 novas vagas deve custar aproximadamente R$ 65 milhões por ano. Esse valor engloba salários, verbas de gabinete, cota parlamentar (CEAP), auxílios e demais benefícios concedidos aos deputados.

O projeto, que precisa ainda passar por outras etapas legislativas para entrar em vigor, foi criticado por ampliar gastos públicos em um momento em que o país enfrenta dificuldades econômicas e discussões sobre contenção fiscal. Parlamentares contrários à proposta defendem que a atual estrutura da Câmara já é suficiente para representar a população brasileira.

Enquanto isso, defensores da medida argumentam que o aumento corrige distorções na representatividade de alguns estados que, mesmo com grande população, possuem número reduzido de deputados federais. Rondônia, por exemplo, segue com as mesmas oito cadeiras, não sendo afetada diretamente pela redistribuição das novas vagas.

A posição de Maurício Carvalho contrasta com os demais deputados federais de Rondônia, que votaram contra a proposta ou se abstiveram. Até o momento, o parlamentar não se manifestou publicamente sobre os motivos que o levaram a apoiar o aumento no número de deputados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.