Publicidade

GAFE – Deputado Coronel Chrisóstomo confunde “racismo” com “homofobia” ao criticar Lula e fala viraliza no país

Ao criticar uma fala recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o parlamentar acabou cometendo uma gafe que rapidamente viralizou nas redes sociais

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), conhecido pelo estilo folclórico e declarações polêmicas, voltou a chamar atenção nesta terça-feira (26) durante a primeira reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS.

Publicidade

Ao criticar uma fala recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o parlamentar acabou cometendo uma gafe que rapidamente viralizou nas redes sociais. Chrisóstomo confundiu os termos “racismo” e “homofobia” durante seu pronunciamento.

“Eu fiquei desapontado com a homofobia deste presidente do Brasil em dizer que negro e sem dente…”, declarou, sendo imediatamente corrigido por colegas de comissão.

Na sequência, o deputado se retratou parcialmente, trocando o termo, mas insistindo na crítica:

“Racismo, aliás, em dizer que negro sem dente não pode aparecer para o mundo. Eu fiquei desestabilizado. O racismo total imposto por esse presidente aos negros”, completou.

A fala que motivou a reação do parlamentar ocorreu no sábado (23), em evento realizado em Sorocaba (SP). Na ocasião, Lula fez críticas a uma fotografia escolhida para uma campanha publicitária do governo federal que seria apresentada na Europa. Segundo o presidente, exibir a imagem de um “senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca” representava preconceito.

Em resposta às repercussões, o Ministério da Igualdade Racial divulgou nota explicando a fala do chefe do Executivo:

“O presidente Lula, em sua declaração, relata um episódio e nele já aponta o preconceito racial expresso na escolha da referida imagem. Na sequência imediata, faz uma importante crítica ao estigma que pesa sobre as pessoas negras, além de indicar que sabe quem mais sofreu com a falta de políticas públicas para a saúde bucal, criando e retomando o programa Brasil Sorridente para beneficiar aqueles que mais precisam.”

O vídeo da gafe de Coronel Chrisóstomo circulou amplamente e foi reproduzido por veículos de imprensa de todo o país, reforçando a fama do parlamentar como uma das figuras mais folclóricas da política rondoniense.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.