Publicidade

LEGADO: Jaime Bagattoli homenageará o ex-deputado Assis Canuto em sessão
especial no Senado Federal

Ex-servidor do Incra, Canuto liderou a implantação de assentamentos que transformaram o futuro de Rondônia

Por

Assessoria

Na próxima segunda-feira (8), o Senado Federal fará uma sessão especial no Plenário para homenagear o ex-deputado federal e engenheiro agrônomo Assis Canuto.

A solenidade busca reconhecer as contribuições dadas por Canuto ao estado, principalmente na implantação de assentamentos que ajudaram na colonização e povoamento de Rondônia, quando ainda era território federal.

O reconhecimento é fruto de um requerimento do senador Jaime Bagattoli que justificou a homenagem e o legado deixado por Canuto.

“Canuto é um dos pilares da história de Rondônia e do próprio estado. Ele teve um papel central na execução do processo de colonização e reforma agrária que moldou o futuro de Rondônia. Se somos o que somos hoje devemos muito ao trabalho dele, tanto no Incra quanto em Brasília”, justifica o senador.

A sessão acontece a partir das 10h (horário de Brasília) e poderá ser acompanhada em tempo real pela página do Senado Federal no YouTube.

LEGADO PARA RONDÔNIA

Na década de 1970, Assis Canuto realizou diversos trabalhos na função de coordenador de projetos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), possibilitando a implantação dos assentamentos de agricultores na região, a abertura de estradas e a construção de escolas rurais no então Território Federal de Rondônia.

Além de deputado federal constituinte, ele ocupou outros cargos políticos no estado, sendo prefeito e vice-prefeito do município de Ji-Paraná, vice-governador e secretário estadual de Agricultura.

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.