Publicidade

Estado reduz índices de foco de queimadas, mas números em Porto Velho preocupam

A diminuição dos números no estado é atribuída a uma ação conjunta entre o Tribunal de Contas, Ministério Público, Governo de Rondônia e Assembleia Legislativa, que promoveram campanhas de conscientização

Um levantamento do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apontou uma redução nos focos de queimadas em Rondônia, mas destacou Porto Velho como a cidade com a situação mais crítica neste ano de 2025.

Publicidade

De acordo com os dados, entre janeiro e setembro foram registrados 1.197 focos de queimadas em todo o estado, colocando Rondônia na 12ª posição entre os estados que mais sofrem com incêndios florestais no país. No entanto, Porto Velho responde por quase metade desse total, com 458 registros, tornando-se o município mais afetado.

A diminuição dos números no estado é atribuída a uma ação conjunta entre o Tribunal de Contas, Ministério Público, Governo de Rondônia e Assembleia Legislativa, que promoveram campanhas de conscientização. Além disso, o Executivo contratou agentes e disponibilizou aviões para combater os incêndios, o que contribuiu para reduzir os índices em comparação a anos anteriores.

Situação nacional

Em nível nacional, o Brasil já contabiliza 74,1 mil focos de queimadas em 2025. As regiões Norte (26 mil) e Nordeste (25 mil) concentram mais de 70% dos casos, seguidas pelo Centro-Oeste (11,9 mil), com destaque para o Mato Grosso, além do Sudeste (6,5 mil) e Sul (3,6 mil).

Apesar da redução estadual, o quadro em Porto Velho ainda preocupa autoridades ambientais, que reforçam a importância da continuidade das ações de fiscalização e conscientização para conter os danos ambientais e à saúde pública.

Publicidade
Grupo Marquise - EcoRondônia
Publicidade
Publicidade

Você também vai querer ler...

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.