O vereador Fernando Silva (REPUBLICANOS) pediu, nesta segunda-feira (06), maior celeridade do Governo do Estado para que o programa Atividade Delegada, também conhecido como “Bico Legal”, seja finalmente iniciado em Porto Velho. A medida, que foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela Prefeitura, está aguardando apenas o parecer da Controladoria-Geral do Estado (CGE) para que os policiais civis, militares e penais possam ser contratados pelo município para realizar serviços de segurança pública remunerados.
De acordo com o vereador, a Prefeitura de Porto Velho já tem os recursos garantidos para a contratação dos policiais, mas, sem a autorização do Governo do Estado, não é possível dar andamento ao projeto. A Atividade Delegada visa reforçar a segurança pública da cidade, especialmente em áreas com altos índices de criminalidade, como a região central, que tem enfrentado furtos recorrentes.
“Temos recursos disponíveis, e a cidade precisa de segurança. A demora na liberação do parecer está prejudicando a nossa capacidade de agir e proteger a comunidade. A celeridade é crucial para que possamos combater a criminalidade e proporcionar mais tranquilidade para os cidadãos de Porto Velho”, afirmou o vereador.
A Atividade Delegada é uma ação importante para reforçar o trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal oferecendo um apoio adicional à segurança pública municipal e ajudando a reduzir os índices de criminalidade na cidade.