Surpresa no MDB: novas lideranças surgem e partido pode lançar nome próprio ao Governo de Rondônia

Agora, com a mudança no comando, a expectativa é de que passem a ter voz ativa na construção do projeto político da legenda.

A política, como se sabe, nunca é estática. Quando menos se espera, surgem movimentos capazes de mudar cenários aparentemente consolidados. É exatamente isso que começa a acontecer dentro do MDB, que até pouco tempo atrás, caminhava para mais uma disputa ocupando papel secundário.

No meio do caminho, porém, uma reviravolta. Uma nova liderança surge no comando do partido em Porto Velho, trazendo consigo um discurso de renovação e, principalmente, a ideia de apresentar um nome próprio para disputar o Governo do Estado, hoje ocupado por Marcos Rocha.

Vitória inesperada e novo comando

Contra praticamente todos os prognósticos, Luciano Valério venceu a eleição interna e assumiu recentemente a presidência do Diretório Municipal do MDB de Porto Velho. A posse ocorreu há poucos dias e marcou o início de uma nova fase no emedebismo da Capital.

Ao lado de Luciano, passaram a integrar a direção municipal nomes até então pouco conhecidos do grande público e mesmo dos bastidores políticos, o que reforça o discurso de renovação interna. O MDB municipal, segundo aliados, “respira novos ares”.

Diretório com novos protagonistas

Integram o atual Diretório Municipal do partido nomes como João Bosco de Araújo, Anilton Nunes Júnior, Rosimeire Araújo, Valdemar Albuquerque Filho, Francisca Souza Silva, Laudesmar Silva, Richardson Cruz da Silva, Jonathas Lopes e Carlos Tadeu Júnior.

Muitos deles, assim como o próprio Luciano Valério, estão filiados ao MDB há anos, mas nunca tiveram espaço efetivo nas decisões do partido. Agora, com a mudança no comando, a expectativa é de que passem a ter voz ativa na construção do projeto político da legenda.

Um nome guardado a sete chaves

O movimento mais ousado, no entanto, acontece nos bastidores. Luciano Valério tenta convencer o presidente regional do partido, o senador Confúcio Moura, que é candidatíssimo à reeleição, além dos membros do Diretório Estadual, de que o MDB precisa lançar candidatura própria ao Governo de Rondônia.

Segundo interlocutores, Luciano já tem um nome definido para a disputa. Trata-se de um empresário, que, na avaliação dele, reúne condições políticas e administrativas para governar o Estado. Por enquanto, o nome permanece em absoluto sigilo.

A promessa, no entanto, é de que o mistério não dure muito. Em breve, garante o novo presidente municipal, o MDB deverá apresentar publicamente quem é o possível candidato que pode recolocar o partido no centro do debate sucessório em Rondônia.

Se vai dar certo ou não, ainda é cedo para afirmar. Mas uma coisa é certa: no MDB, a política deixou de ser previsível.

Publicidade
Grupo Marquise - EcoRondônia

Você também vai querer ler...

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.