Decisivo, o ano de 2026 já começa movimentado nos corredores da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), mesmo com o período de recesso legislativo ainda em vigor na Casa de Leis.
A primeira movimentação de peso foi o ingresso do deputado Ismael Crispim (PP) no Bloco Parlamentar Juntos por Rondônia, liderado pelo deputado Pedro Fernandes (PRD). O grupo é composto ainda pelos parlamentares Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder; Edevaldo Neves (PRD), Marcelo Cruz (PRD) e Delegado Lucas (PP).
Policial militar de carreira, Crispim foi inicialmente eleito por um partido com maior alinhamento à esquerda do espectro político. Ao longo dos últimos anos, no entanto, passou por um processo de reposicionamento ideológico-partidário, culminando agora na adesão a um bloco formado majoritariamente por deputados ligados à área da segurança pública — com exceção de Marcelo Cruz.
O ingresso de Crispim no bloco foi oficializado por meio de ato publicado no Diário Oficial da ALE/RO nesta última semana e sinaliza que, até o início do período eleitoral, outras mudanças relevantes deverão ocorrer nos bastidores do parlamento estadual.





















