Prisão
Um Cabo da Polícia Militar do estado de Rondônia, está preso no Centro de Correição em Porto Velho, após ser acusado por um oficial de alta patente de desacato à autoridade militar. Pelas alegações colocadas, o Capitão sentiu-se constrangido por não receber o tratamento ao qual acredita ser de direito cedido a ele, já o soldado, garante que cumprimentou o oficial através de continência, porém estava em meio ao atendimento de uma ocorrência.
Descordaram
A voz de prisão foi dada já nas dependências da corregedoria, no local, além dos envolvidos e suas partes, estava o deputado estadual Jesuíno Boabaid, que presenciou a prisão do soldado. De acordo com o deputado, a prisão foi arbitrária e mostrou um excessivo abuso de poder por parte do oficial, que segundo as palavras do deputado, prendeu um pai de família que estava trabalhando à serviço do bem estar da sociedade.
Perigo
O fato alertou para o avanço do autoritarismo militar dentro de suas corporações, com uma rígida hierarquia de patentes, muitas situações de assédio trabalhista são registrados dentro dos batalhões das PM’s de todo o país. Servindo como um braço de apoio das Forças Armadas, os policiais militares são na verdade servidores públicos que trabalham para o bem comum da sociedade, entretanto, devido seu regimento, não possuem direitos básicos como o de reivindicar melhorias salariais e estruturais através de greve ou protesto, ou de denunciarem abusos cometidos dentro da prática do ofício.
Alternativa
Para tentar solucionar esse problema, o principal tema que vem sendo estudado atualmente no Congresso é a proposta de unificação das policias, consequentemente desmilitarizando o sistema funcional da Polícia Militar. Propostas dessa natureza ainda são polêmicas, pois tratam de paradigmas estabelecidos na sociedade, porém há cada situação como essa ganha mais força e já se torna algo possível.
Intervalo
Após o primeiro round, a briga entre Cassol e Confúcio está longe de terminar, os dois ex-últimos governadores eleitos prometem protagonizar uma campanha feroz. Por enquanto os ânimos acalmaram, nada que possa mudar em apenas uma entrevista.
Campanha
O prefeito Hildo Chaves segue em campanha aberta pela implantação do sistema de Organizações de Saúde, que não anda sendo bem vista pelos servidores. A grande maioria dos servidores municipais andam desgostosos com Hildon, que recebeu expressiva votação da categoria, quem se aproveita da situação é Mauro Nazif (PSB), que vem resgatando seu terreno perdido em 2014.
Estágio
Os estagiários deverão ser obrigatoriamente inscritos no sistema de Previdência Social, como parte do regime especial de contribuições e benefícios. É o que determina projeto (PLS 93/2017) na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para quarta-feira (2), e que tem o relatório pela aprovação de José Pimentel (PT-CE).
A coluna
João Paulo Prudêncio é jornalista e editor de política do jornal JH Notícias. Informações e sugestões de pauta através dos telefones (69) 99230-0591 ou (68) 99217-1709 ou no e-mail joaoprudencio65@gmail.com
Fonte: JH Notícias