Publicidade

OPINIÃO E POLÍTICA – Na capital, prisão de soldado da PM traz o debate sobre abuso de poder nos batalhões – Por João Paulo Prudêncio

João Paulo Prudêncio é jornalista e editor de política do jornal JH Notícias. Informações e sugestões de pauta através dos telefones (69) 99230-0591 ou (68) 99217-1709 ou no e-mail joaoprudencio65@gmail.com

Por

Prisão 

Publicidade

Um Cabo da Polícia Militar do estado de Rondônia, está preso no Centro de Correição em Porto Velho, após ser acusado por um oficial de alta patente de desacato à autoridade militar. Pelas alegações colocadas, o Capitão sentiu-se constrangido por não receber o tratamento ao qual acredita ser de direito cedido a ele, já o soldado, garante que cumprimentou o oficial através de continência, porém estava em meio ao atendimento de uma ocorrência.

Descordaram 

A voz de prisão foi dada já nas dependências da corregedoria, no local, além dos envolvidos e suas partes, estava o deputado estadual Jesuíno Boabaid, que presenciou a prisão do soldado. De acordo com o deputado, a prisão foi arbitrária e mostrou um excessivo abuso de poder por parte do oficial, que segundo as palavras do deputado, prendeu um pai de família que estava trabalhando à serviço do bem estar da sociedade.

Perigo

O fato alertou para o avanço do autoritarismo militar dentro de suas corporações, com uma rígida hierarquia de patentes, muitas situações de assédio trabalhista são registrados dentro dos batalhões das PM’s de todo o país. Servindo como um braço de apoio das Forças Armadas, os policiais militares são na verdade servidores públicos que trabalham para o bem comum da sociedade, entretanto, devido seu regimento, não possuem direitos básicos como o de reivindicar melhorias salariais e estruturais através de greve ou protesto, ou de denunciarem abusos cometidos dentro da prática do ofício.

Alternativa

Para tentar solucionar esse problema, o principal tema que vem sendo estudado atualmente no Congresso é a proposta de unificação das policias, consequentemente desmilitarizando o sistema funcional da Polícia Militar. Propostas dessa natureza ainda são polêmicas, pois tratam de paradigmas estabelecidos na sociedade, porém há cada situação como essa ganha mais força e já se torna algo possível.

Intervalo

Após o primeiro round, a briga entre Cassol e Confúcio está longe de terminar, os dois ex-últimos governadores eleitos prometem protagonizar uma campanha feroz. Por enquanto os ânimos acalmaram, nada que possa mudar em apenas uma entrevista.

Campanha

O prefeito Hildo Chaves segue em campanha aberta pela implantação do sistema de Organizações de Saúde, que não anda sendo bem vista pelos servidores. A grande maioria dos servidores municipais andam desgostosos com Hildon, que recebeu expressiva votação da categoria, quem se aproveita da situação é Mauro Nazif (PSB), que vem resgatando seu terreno perdido em 2014.

Estágio 

Os estagiários deverão ser obrigatoriamente inscritos no sistema de Previdência Social, como parte do regime especial de contribuições e benefícios. É o que determina projeto (PLS 93/2017) na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para quarta-feira (2), e que tem o relatório pela aprovação de José Pimentel (PT-CE).

A coluna

João Paulo Prudêncio é jornalista e editor de política do jornal JH Notícias. Informações e sugestões de pauta através dos telefones (69) 99230-0591 ou (68) 99217-1709 ou no e-mail joaoprudencio65@gmail.com

Fonte: JH Notícias

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.