Publicidade

ENCHENTE – Nível do rio Madeira está a 18 cm da cota máxima prevista pelo SIPAM e preocupa autoridades

O Rio Madeira atingiu os 17,35 metros no domingo (3). Segundo a Defesa Civil, a cota atingida é considerada a maior deste ano até o momento, e a situação requer atenção para transbordamento de uma eventual cheia na capital do Estado.

Publicidade

A gerente substituta do Sipam, Ana Cristina Estrava, prevê que a cota máxima do Rio Madeira a ser atingida este ano é de 17 metros e 53 centímetros, fenômeno que poderá ocorrer na segunda metade do mês de março. Se isto acontecer, essa será uma das maiores marcas desde 1997. A informação foi repassada aos participantes da reunião anual de avaliação do boletim hidrológico do Rio Madeira, promovido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Publicidade

Porém no ultimo domingo (3) o nível do rio Madeira atingiu a marca de 17 metros e 35 centímetros ficando a 18 cm da cota máxima estabelecida pelo SIPAM. Na capital do estado, as fortes chuvas preocupam autoridades, uma vez que o período chuvoso estende-se até o final de abril e o risco de ultrapassar a cota máxima prevista de 17,53 metros é muito grande.

Quando registrou a cheia histórica, em 2014, o nível do rio Madeira atingiu mais de 19 metros. Em 9 de abril de 2007, o Madeira chegou a 17,52 metros, na época, a enchente invadiu bairros, distritos e afetou cerca de 1,6 mil famílias. Ao que tudo indica, a marca de 17,53 metros será atingida e o risco de ultrapassar esse número preocupa autoridades.