Publicidade

Plataforma Responde Aí ajuda universitários em matérias de exatas

O estudo de física, química e matemática pode ser simples. E o cálculo também. Basta encontrar explicações mais didáticas e menos técnicas. Como? Leia a seguir Publicidade Um sonho pode virar um problema ao ser realizado. Muitos universitários dos cursos de exatas se deparam com muitas dificuldades – até mesmo se eram bons em matemática ... Leia mais

Por

Assessoria

O estudo de física, química e matemática pode ser simples. E o cálculo também. Basta encontrar explicações mais didáticas e menos técnicas. Como? Leia a seguir

Publicidade

Um sonho pode virar um problema ao ser realizado. Muitos universitários dos cursos de exatas se deparam com muitas dificuldades – até mesmo se eram bons em matemática no ensino médio.

Não é à toa que muitos cursos da área que registram índices consideráveis de evasão, dos alunos que se decepcionaram com as reprovações ao longo do percurso e desistem por sentir que não vão conseguir se formar.
As Ciências Exatas de forma simplificada. O que para muitos parecia impossível tornou-se real por meio da iniciativa de dois amigos de infância, Michel Nigri e Paulo Monteiro.

Então recém-formados em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a dupla tinha fresco na cabeça a falta de didática de muitos professores, a dificuldade de estudar uma grande quantidade de disciplinas difíceis em pouco tempo e de encontrar conteúdos de física, química, cálculo e outras disciplinas de exatas em uma linguagem mais acessível e próxima do aluno. E identificaram um nicho de mercado.

Para solucionar essa dor comum à maioria dos estudantes de Exatas e, considerando a relevância desse mercado, que conta com dois milhões de alunos em mais de duas mil faculdades espalhadas pelo país, Michel e Paulo criaram o Responde Aí.

Consolidada como maior líder no segmento, a plataforma de estudo online conta com mais de 1.200 aulas em texto e vídeo e 52.000 exercícios resolvidos passo a passo.

Além de listas e de provas antigas das principais universidades do Brasil e mais de 100 aulões, com aproximadamente duas horas de duração cada, que explicam o conteúdo de forma simples e descontraída.

Para conseguir tudo isso, o time do Responde Aí conta com mais de 100 pessoas espalhadas pelo país que fazem com que a Função Exponencial não pareça coisa de outro mundo.

De acordo com o coordenador pedagógico da plataforma, o engenheiro Ruan Teixeira, a ideia é tornar essas matérias com fama de difíceis mais acessíveis para o aluno que tem pouco tempo para estudar, estuda na véspera da prova e não consegue o resultado esperado.

“Essa pessoa precisa de uma solução que resolva essa dor do tempo e que dê segurança”, justifica.

E é nesse ponto que o Responde Aí chega eliminando o tempo que o estudante gastaria tentando traduzir a linguagem complicada dos livros e dos slides do professor para algo mais concreto e compreensível.

Estrutura do site

O Responde Aí é uma plataforma com boa navegabilidade e uma divisão bem didática dos conteúdos. Assim que o aluno entra já se depara com tudo o que ele oferece.

Os conteúdos estão divididos por matéria:

1. Cálculo;
2. Física;
3. Álgebra Linear e Geometria Analítica;
4. Probabilidade e Estatística;
5. Química;
6. Cálculo Numérico;
7. Mecânica e Resistência dos Materiais;
8. Fentrans, Mecflu, Transcal e Transmassa;
9. Elétrica;
10. Operações Unitárias;
11. Termodinâmica;
12. Ciência dos Materiais;
13. Sistema de Controle;
14. Programação.

Em cada uma dessas matérias, é possível encontrar conteúdos específicos. As matérias estão divididas por assuntos, capítulos e tópicos. Em cada um, é possível encontrar um resumo bem didático do tema com tudo o que o aluno precisa saber pra conseguir resolver os exercícios, inclusive as fórmulas associadas àquele conteúdo.

Na sequência, vêm os exercícios resolvidos passo a passo de um jeito bem simples e de fácil compreensão por parte do usuário. Para algumas universidades, há guias de estudo personalizados para as principais matérias (como cálculo, física, álgebra linear e probabilidade e estatística). Se não for o caso do estudante, ele mesmo consegue montar o próprio guia.

Uma área recente da plataforma é a seção de “Livros Resolvidos”. É onde estão a resolução, feita pela equipe do Responde Aí, dos exercícios dos principais livros de exatas, em diferentes edições. “Atualmente já constam mais de 40 livros cadastrados e segue avançando”, explica Ruan Teixeira.

Para utilizar os materiais do site, o estudante precisa fazer um cadastro gratuito que garante o acesso à teoria e aos exercícios resolvidos. No entanto, para ter acesso ilimitado a todo o conteúdo é preciso assinar um dos planos oferecidos pela empresa.

E como um dos pilares dessa iniciativa é o tempo, o Responde Aí está disponível também em plataformas móveis pelos sistemas Android e IOS.

Ponto alto

O diferencial dessa iniciativa está na proximidade com o público. Voltado para jovens universitários, a linguagem utilizada na transmissão do conhecimento, seja em texto ou vídeo, é simples e descontraída.

Ao clicar no assunto desejado, o aluno terá a sensação de estar conversando com um colega de classe que entendeu a explicação do professor melhor do que ele.

Com uma linguagem bem despojada, os textos se apropriam de gírias e expressões coloquiais comuns ao universo jovem – até com o uso de memes para ajudar no aprendizado -, os textos têm um caráter bem didático e a leitura fica confortável e fluida para o aluno.

O motivo é que a equipe tem por princípio mostrar para os alunos que essas matérias tradicionalmente encaradas como difíceis podem ser compreensíveis.

Por conta disso, cada texto é como se fosse um bate-papo informal daqueles que a gente tem em sala de aula, para tentar entender a tal da Função Logarítmica.

“Existe uma grande preocupação em escrever com carinho, com a linguagem que o aluno entende, e se preocupando com o tempo que ele tem pra estudar”, explica Teixeira.

Publicidade
Publicidade

2 comentários em “Plataforma Responde Aí ajuda universitários em matérias de exatas”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.