Search
Close this search box.

Brasil ultrapassa marca de 610 mil mortes por Coronavírus

O Brasil registrou 280 mortes por Covid-19 e 12.273 casos da doença nas últimas 24 horas
Micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula infectada com uma cepa variante de partículas do vírus SARS-CoV-2 , isolada de uma amostra de paciente. Imagem capturada no Centro de Pesquisa Integrada (IRF) do NIAID em Fort Detrick, Maryland. Crédito: NIAID

Nesta quarta-feira (10/11), o país ultrapassou 610 mil mortes provocadas pela pandemia de Covid-19. No total, foram anotados 610.036 óbitos em decorrência da doença.

A média móvel de mortes diárias provocadas pelo Sars-CoV-2 foi de 257 – na terça o indicador ficou em 240. Em comparação com o verificado há duas semanas, houve queda de 24,6%, sinalizando desaceleração nos óbitos.

Com a vacinação, a pandemia dá sinais de arrefecimento. É o nono dia consecutivo em que o indicador apresenta retração quando comparado a 14 dias atrás. A última vez que tinha ficado abaixo do patamar de 300 falecimentos diários havia sido em 27 de abril de 2020, quando foram registradas 281 vítimas do coronavírus.

Nas últimas 24 horas, ocorreram 12.273 casos e 280 perderam a vida por causa da doença em todo o país. Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

No total, o Brasil já registrou 21.909.298 casos de contaminação.

( CONFIRA TABELA COMPLETA )

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.

Média móvel

Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem apresentar variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Para reduzir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete.

O nome “móvel” é porque varia conforme o total de óbitos dos sete dias anteriores.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias