Conhecer diferentes tipos de revestimentos pode ser o diferencial para encontrar uma combinação de padrões para uma decoração inovadora para um apartamento. Com essas peças, todo o ambiente pode se renovar e ganhar mais estilo, funcionalidade e personalidade.
Para acertar na escolha do revestimento para o imóvel, nada melhor do que conhecer as tendências de design de interiores. Desse modo, é possível se inspirar nos tons, estampas, formatos e tamanhos que mais despertaram o interesse dos especialistas no ramo e trazer para os mais diversos cômodos.
Fique por dentro do que está em alta entre os diferentes tipos de revestimentos e confira ótimas dicas para apostar nas tendências!
Revestimentos em alta
Quando o assunto é decoração de apartamentos, o revestimento 3D é o que mais se destaca. Encontrado em diferentes materiais, com o jogo de iluminação e sombra da tridimensionalidade, é possível trazer um efeito de profundidade e substituir o uso de papéis de parede nos cômodos.
Outros revestimentos que seguem em alta no design de interiores, tanto nos pisos quanto nas paredes, são materiais como:
- porcelanato;
- laminado;
- mármore;
- madeira;
- azulejos.
Ao escolher os revestimentos, pense em como os detalhes na parede e no piso harmonizam com os demais elementos do cômodo. Combinar as tendências com os móveis e planejar todo o estilo de decoração do ambiente pode facilitar na escolha e deixar o conjunto muito mais harmonioso.
Cores e padrões
A escolha das cores e das estampas aplicadas dentro do apartamento também faz toda a diferença. Tons mais fortes, combinados com elementos neutros, por exemplo, são capazes de adicionar personalidade e estilo ao ambiente.
Por outro lado, tons que remetem à natureza, como o marrom, bege e verde oliva, auxiliam na sensação de relaxamento e de tranquilidade. Por esse motivo, combinam com um ambiente mais zen, madeira e decoração com plantas.
Dentre as cores e padronagens que vale a pena ficar de olho, destacam-se os tons neutros, colorações terrosas, tonalidades vivas e estampas geométricas. Usar a criatividade para aplicar uma ou mais dessas tendências nas paredes e pisos pode transformar todo o espaço.
Tamanho e formato
O tamanho e o formato dos revestimentos também influencia na decoração. Por exemplo, modelos maiores, como os porcelanatos de grandes dimensões, são tendências na área de design de interiores. Com essa técnica, é possível aumentar a sensação de amplitude, sendo uma excelente estratégia para apartamentos pequenos.
Outra opção criativa é o uso de formatos não convencionais, como os hexágonos e os subway tiles, que simulam a aparência do tijolo, nas paredes. Assim, os cômodos recebem um toque extra de modernidade e personalidade.
Dicas e cuidados
Para aproveitar as tendências de decoração, é fundamental fazer a melhor escolha dos tipos de revestimentos. Para isso, vale a pena considerar alguns cuidados.
A seguir, confira dicas que não podem faltar no seu planejamento ao escolher os revestimentos mais populares para a decoração do seu apê!
Pense na funcionalidade
Uma ideia criativa pode ser muito bonita, mas pouco funcional. Ao mesmo tempo, uma ́ técnica pode ter alta funcionalidade, mas não combinar com a estética planejada para o seu cômodo. O ideal é unir esses dois aspectos para que os revestimentos cumpram a função de proteção da estrutura do imóvel e agreguem à decoração.
Confira a durabilidade e a resistência
Na hora de escolher os materiais, a qualidade faz toda a diferença. Isso porque vai influenciar na durabilidade e na resistência das peças contra ações do tempo e do uso. Por esse motivo, dê preferência a revestimentos que suportam o estilo de vida dos moradores do apartamento para valorizar o investimento.
Observe a facilidade de limpeza
A limpeza é mais um fator relevante na escolha. Afinal, ninguém gosta de fazer um grande esforço para manter os ambientes limpos e organizados. Por isso, procure superfícies e tendências que não acumulam sujeira e podem ser higienizadas com produtos simples. Lembre-se também de observar os cuidados para a preservação dos materiais.
Avalie a harmonia entre os revestimentos de diferentes ambientes
É comum escolher diferentes revestimentos para os cômodos do apartamento. No entanto, o ideal é que o imóvel, como um todo, apresente uma decoração harmoniosa. Por isso, tente combinar os elementos distintos de forma equilibrada e estilosa.
Considere a iluminação artificial e natural
A luz que entra pelas portas e janelas também pode ajudar na decoração. Desse modo, favorece os detalhes dos revestimentos, valorizando toda a combinação e a aparência do cômodo.
Contudo, se o ambiente não tem muita entrada de iluminação natural, esse também não precisa ser um problema. Para isso, conte com luzes artificiais em tons que combinem com a estética escolhida para o ambiente.
Como visto, são vários os tipos de revestimentos que estão em alta no ramo do design de interiores. Aproveitar esses diferentes elementos para trazer mais estilo, funcionalidade e modernidade para o seu apartamento é uma excelente escolha. Assim, os ambientes se tornam ainda mais confortáveis e agradáveis, de acordo com o seu gosto.