Motivos para fazer pós-graduação em libras
A Língua Brasileira de Sinais, conhecida como libras, é utilizada na comunicação de pessoas com deficiência auditiva. Mas você sabe por que você deve fazer uma pós em libras? Continue lendo para entender!
No Brasil, existem cerca de 9,7 milhões de pessoas com esse tipo de deficiência, de acordo com o IBGE. Para que esse grupo possa se comunicar com os demais, sendo incluídos na sociedade, os mais diversos profissionais precisam ter conhecimentos em libras. Saiba os principais motivos para fazer um curso de libras ead de pós-graduação:
Elimine barreiras de comunicação
Enagana-se quem pensa que o único profissional que precisa dominar a Língua Brasileira de Sinais é o professor. Apesar da maior demanda estar na área da educação, os deficientes auditivos precisam se comunicar em todos os lugares.
Muitos professores fazem uma pós-graduação ead em libras para ampliar os conhecimentos, estando mais preparados para lidar com alunos com problemas de audição. Em 2015, foi sancionada a Lei de Inclusão de Pessoa com Deficiência que determina que escolas públicas e privadas de ensino básico precisam ter condições para que um aluno surdo possa frequentar as aulas.
Eliminar as barreiras de comunicação, conseguindo conversar com todos as pessoas é uma das vantagens de fazer especialização em libras.
Ganhe destaque no mercado de trabalho
Como foi dito acima, outros profissionais também precisam ter conhecimento em libras para lidar com pacientes, clientes e conhecidos que tenham essa deficiência. O curso de libras online de pós-graduação é um diferencial no currículo, uma vez que os empregadores valorizam profissionais que consigam se comunicar com surdos.
Contribua para ter uma sociedade mais inclusiva
Os deficientes auditivos, assim como outras pessoas que possuem alguma deficiência, encontram dificuldades para estudar, trabalhar e se inserir na sociedade de maneira geral. Professores com pós-graduação EAD em educação especial ou outros profissionais que tenham uma pós-graduação libras à distância contribuem com a formação de uma sociedade mais inclusiva.
Com o objetivo de aumentar a inclusão no mercado de trabalho, o governo estabeleceu a Lei de Cotas no início dos anos 90 determinando que uma empresa com mais de 100 funcionários precisa contratar uma porcentagem obrigatória de trabalhadores com alguma deficiência:
- empresas com até 200 funcionários: 2% das vagas destinadas aos deficientes;
- de 201 a 500 funcionários: 3%
- de 501 a 1000 funcionários: 4%
- mais de 1000 funcionários: 5%
Assim, fica claro que as empresas precisam ter condições de trabalhar com deficientes auditivos e outras deficiências.
Faça pós em libras!
Se você é um professor ou qualquer outro profissional com interesse em conhecer mais sobre a língua brasileira de sinais, faça uma pós em libras! Hoje em dia, a pós-graduação a distância é uma saída para quem quer aumentar seus conhecimentos, mas precisa de horários flexíveis de estudo.