O oeste do Paraná foi palco de uma terrível tragédia na tarde de quarta-feira (26), quando explosões em um silo de secagem de grãos da C.Vale, cooperativa agroindustrial em Palotina, resultaram na morte de oito pessoas. O local, utilizado para armazenar produtos agrícolas, foi cenário de um acidente devastador que também deixou 11 pessoas feridas, sendo nove em estado grave. Uma pessoa ainda está desaparecida, de acordo com a Defesa Civil.
No início da manhã de quinta-feira (27), o Instituto Médico-Legal (IML) confirmou a oitava vítima do trágico incidente. As buscas continuam na esperança de encontrar o desaparecido e de resgatar possíveis sobreviventes.
As vítimas estavam em um túnel que conectava os armazéns do silo durante o momento das explosões, e a estrutura desabou em decorrência do impacto. As autoridades descreveram a cena como uma corrida contra o tempo para resgatar as pessoas presas no subsolo.
A cooperativa C.Vale, local da tragédia, é uma importante atuante no agronegócio do sul do Brasil e está colaborando com as forças de segurança na investigação do ocorrido.
O acidente causou tremores sentidos por moradores da região, com relatos de janelas quebradas em casas localizadas a até 8 quilômetros de distância da cooperativa.
A causa das explosões ainda não foi identificada, e equipes de resgate, incluindo mais de 35 socorristas e cães, foram mobilizadas para ajudar nas operações.
O momento é de luto e consternação para a comunidade de Palotina e região, enquanto autoridades e instituições trabalham arduamente para entender as circunstâncias do acidente e dar suporte aos familiares das vítimas.