Na 2ª quinta-feira de outubro celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma data que destaca a importância da saúde ocular e prevenção às doenças que podem levar à deficiência visual ou cegueira. O uso excessivo de telas na atualidade aumenta o risco de complicações visuais. Em Rondônia, o governo do estado tem promovido avanços relevantes na área de oftalmologia, oferecendo uma variedade de serviços tanto para a população adulta quanto infantil.
Passar o dia com os olhos fixos em telas de celulares, computadores, TVs e outros aparelhos eletrônicos tem se tornado comum entre todas as idades, mas esse hábito pode causar danos à visão. A oftalmologista Bruna Chocair alerta sobre a relação entre o uso prolongado de telas e os prejuízos visuais, como cansaço ocular e secura dos olhos, que afetam principalmente idosos e crianças. “Os sintomas podem incluir dores de cabeça, resultantes da concentração excessiva na tela, que faz com que o usuário fixe demais os olhos e deixe de piscar”, enfatizou.
A oftalmologista também destacou as recomendações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica sobre o uso de telas por crianças. “O principal prejuízo relacionado ao uso excessivo de telas, especialmente em crianças, é o desenvolvimento da miopia precoce, além do risco de desenvolver estrabismo.”
A especialista orienta que o uso de telas deve ser limitado:
- 0 a 2 anos: nenhum contato com telas;
- 2 a 7 anos: até 1 hora por dia, preferencialmente em duas sessões de 30 minutos;
- 7 a 14 anos: até 2 horas diárias;
- 14 anos em diante: até 3 horas por dia, no máximo, o que também é recomendado para adultos.
A oftalmologista comenta que, apesar de ser desafiador, é essencial que a população crie o hábito de reduzir o uso excessivo de telas, especialmente de celulares.
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é a unidade de referência que oferece uma ampla gama de especialidades oftalmológicas, incluindo oftalmologia geral para adultos e oftalmologia pediátrica para crianças de 0 a 13 anos, além de atender casos de estrabismo, plástica ocular, pterígio, consultas e avaliações de catarata, retina e córnea.
A POC realiza exames para pacientes regulados, oferecendo diagnósticos como biometria, paquimetria, microscopia especular, Potencial de Acuidade Macular (PAM), topografia de córnea, campimetria, retinografia, Tomografia de Coerência Óptica (OCT), curva tensional diária, tonometria, ultrassonografia ocular e mapeamento de retina. Além disso, a Policlínica realiza procedimentos como panfotocoagulação a laser na retina e capsulotomia (Yag Laser) e possui um ambulatório específico para transplante de córnea.
Rondônia também disponibiliza um serviço de plantão oftalmológico 24 horas para atender emergências em todo o estado. O Plantão de Urgência Oftalmológica Geral é para emergências como perfurações oculares, onde o paciente é encaminhado à POC para avaliação e, se necessário, segue para operação com a equipe de oftalmologia no Hospital de Base. O Plantão de Urgência de Córnea atende casos de úlcera de córnea e transplantes, também disponível 24 horas.
Em situações de emergência, as unidades de saúde locais contatam a Central de Regulação de Urgência e Emergência (Crue), que coordena a transferência do paciente.
O diretor clínico da POC, Ulisses Catossi Junior ressalta que, Rondônia é consolidado como referência, oferecendo tratamentos de excelência. “Atualmente, o estado visa que mais pessoas possam desfrutar de uma visão saudável e de qualidade de vida, com o apoio dos serviços de saúde, ampliando o acesso da população aos cuidados necessários para a preservação da saúde ocular.”
RETINOPATIA DA PREMATURIDADE
Além dos serviços da POC, existe um atendimento especializado em retinopatia da prematuridade no Hospital de Base Ary Pinheiro (HBAP), que realiza exames para detectar a condição em bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e oferece tratamento a laser para preservar a visão dos recém-nascidos, prevenindo o descolamento da retina.
BANCO DE OLHOS DE RONDÔNIA
O estado também conta com um banco de olhos localizado no Hospital de Base, onde a equipe médica realiza a captação de córneas e realiza os transplantes, utilizando equipamentos modernos para garantir excelência nos procedimentos à população.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha evidencia que, Rondônia tem se dedicado para fortalecer a garantia de acesso aos cuidados da saúde ocular. “Estamos comprometidos em aprimorar os atendimentos à população, focando não apenas no tratamento, mas também na prevenção e na promoção do bem-estar por meio de serviços de alta qualidade.”