No dia do aniversário, muitas pessoas esperam celebrar e receber felicitações, mas para algumas, a data pode ser um gatilho para sentimentos de tristeza e melancolia. A psicóloga Anne Crunfli, especializada em transtornos de ansiedade pela Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), explica que datas comemorativas, como o aniversário, tendem a intensificar as emoções.
Crunfli destaca que o fenômeno pode ser ainda mais acentuado em pessoas que já lidam com quadros clínicos, como ansiedade e depressão. Ela explica que, para essas pessoas, o aniversário pode ser um momento de confronto com sentimentos de rejeição e desesperança.
A psicóloga ressalta que uma data isolada não levaria à depressão, mas pode desencadear uma desregulação pontual de humor, levando a pensamentos negativos e pessimistas. Para lidar com esses sentimentos, Crunfli sugere algumas estratégias, como não forçar interações sociais não desejadas, fazer caminhadas ao ar livre, praticar exercícios de respiração e perceber as próprias emoções.
Para a rede de apoio, é importante estar presente, sem julgamentos ou cobranças, apenas acolhendo e respeitando a dor do outro.
*Com informações G1