Search
Close this search box.
Publicidade

Fhemeron convoca população a doar sangue; estoque está em baixa

Publicidade

A queda na doação de sangue que historicamente acontece neste período de fim de ano de 2020 tem um agravante a mais: a pandemia, que tem afastado as pessoas dos hemocentros, e ao mesmo tempo a demanda pelas transfusões continuam. Para reverter essa situação, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) convoca a população a comparecer em uma das unidades e doar para que vidas continuem sendo salvas.

‘‘Desde março, essa situação de pandemia tem afetado drasticamente os estoques de sangue não só de Rondônia, mas do Brasil e do mundo, pois o mundo inteiro padece com falta de doadores, e ao mesmo tempo as pessoas continuam precisando de sangue’’, afirma com a gerente de captação da Fhemeron, Maria Luíza Pereira.

Para Maria Luíza, a conta quase não fecha, tem mais pessoas precisando do que doando. Para manter o equilíbrio, Rondônia conta com a Hemorrede, a Rede estadual de Hemocentros, onde as unidades se ajudam para suprir a necessidade de bolsas de sangue. Desta forma, quando o hemocentro de Porto Velho precisa tem recebido de outras unidades regionais, assim como também encaminha para outros municípios quando os mesmos necessitam.

Publicidade

CAMPANHA FAMILIARES

Uma das iniciativas que também ajudou a atender a demanda por transfusão sanguínea este ano foram as campanhas de familiares. Mas mesmos com ações de gestão estratégica e ações sociais como essas, a ausência de doadores refletiu no estoque baixo durante praticamente todo o período de pandemia, com oscilações de queda de doações entre 30% a 40% por mês.

Com os estoques críticos, a maior necessidade da Fhemeron é os tipos sanguíneos “O” positivo e negativo e “A” positivo. Esses são os tipos de sangues que mais se transfunde no Estado. A Fhemeron adotou procedimentos de segurança sanitária para que as doações continuem sendo feitas e vidas sejam salvas durante a pandemia. Todo o cuidado está sendo mantido, como: os doadores devem usar máscaras, as unidades são higienizadas, há o distanciamento social e os materiais são esterilizados. “Ou seja, todos os protocolos de saúde são obedecidos. A doação é segura’’, garante a gerente.

Publicidade

população precisa estar consciente que o ato é mais que doar sangue, é dar esperança para aqueles que necessitem de transfusões para continuar vivendo, a exemplo de crianças com anemia falciforme, jovens, idosos, amigos e desconhecidos que dependem da solidariedade dos rondonienses para que os procedimentos médicos sejam viabilizados.

‘‘Quero agradecer a população que fez as doações durante esse ano, pois foi um ano muito difícil, mas com certeza com muita luta conseguimos atender à necessidade de transfusão sanguínea. Graças a Deus os esforços continuam e ninguém teve a vida ceifada por falta de sangue, e a gente continua pedindo para que a população se sensibilize, pois sangue é um produto que não pode ser comprado, só doado”, disse a gerente.

Cada pessoa doa 450 mililitros de sangue. Esse volume pode salvar a vida de até quatro pessoas. A retirada não prejudica em nada o doador, pois o organismo repõe o que foi doado e alcança os níveis normais em até 72 horas. As mulheres podem doar no intervalo de 90 dias e os homens, 60 dias.

Na Capital, a Fhemeron atende nos horário de 7h15 às 18 horas, na rua Benedito de Souza Brito, Setor Industrial (Próximo ao Hospital de Base Ary Pinheiro). A população pode ainda buscar mais informações através do 99984-0125 (WhatsApp) ou 3216-2234.

Consulte os endereços dos hemocentros no Portal do Governo de Rondônia: http://www.rondonia.ro.gov.br/fhemeron/institucional/enderecos-da-hemorrede/ .

 

Requisitos necessários para doação de sangue:

 

– Estar em boas condições de saúde;

 

– Ter entre 18 e 69 anos de idade;

 

– Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;

 

– Ter peso acima de 50 kg;

 

– Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);

 

– Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);

 

– Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses);

 

– Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

 

Exames:

 

Serão realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado:

 

– Aids;

 

– Sífilis;

 

– Hepatite;

 

– Doença de Chagas;

 

– HTLV I/II;

 

– Formas raras de Hemoglobina (anemias);

 

– Grupos Sanguíneos e Fator Rh.

 

Impedimentos temporários:

 

– Estar gripado ou com febre;

 

– Estar grávida ou amamentando;

 

– Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);

 

– Ter tatuagem/piercing feito há menos de um ano;

 

– Ter recebido transfusão de sangue e seus derivados há menos de um ano;

 

– Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses;

 

– Ter tido malária nos últimos 12 meses.

 

Impedimentos definitivos:

 

– Ter sido acometido por doença de Chagas;

 

– Ter sido acometido por hepatite após os 11 anos de idade;

 

– Ter sido exposto à situação ou comportamento que levem a risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis.

 

 

Combate CleanAnúncie no JH Notícias
Publicidade