Nesta terça-feira (2), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) anunciou a abertura de um processo seletivo com 60 vagas, com a novidade de que as provas também serão realizadas em Porto Velho.
O anúncio veio após a assinatura do contrato com o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) no mesmo dia. Embora os cargos e o total de vagas tenham sido divulgados, o edital completo ainda não foi publicado. O Censipam informou que a previsão para a publicação do edital é o dia 10 de abril deste ano.
As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
- Técnico de Apoio (01 vaga)
- Técnico de Formação Específica (06 vagas)
- Analista Intelectual (12 vagas)
- Analista Gerencial (41 vagas)
O critério de seleção será por meio de prova, prevista para ser realizada no dia 14 de julho. As provas serão aplicadas em diversas cidades, incluindo Brasília, Belém, Porto Velho e Manaus.
O objetivo das contratações é atender encargos temporários e excepcionais relacionados aos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Isso destaca a importância estratégica do processo seletivo para a região.
O Censipam explicou que o processo seletivo atual foi iniciado após a nomeação de 50 candidatos do concurso anterior, cuja homologação foi feita em dezembro de 2023. Muitos desses candidatos já assumiram seus cargos e estão desempenhando suas funções normalmente.
Com essa iniciativa, o Censipam reforça seu compromisso com o fortalecimento de seus quadros e a continuidade de projetos fundamentais para a segurança e preservação da Amazônia.