OPORTUNIDADE – Aberta inscrições para Oficina de roteiro em Porto Velho

Cultura - terça-feira, 11/02/2020 às 14h24min • Atualizado 14/02/2020 às 14h26min
OPORTUNIDADE – Aberta inscrições para Oficina de roteiro em Porto Velho
Imagem .GIF que ilustra campanha publicitária do Governo de Rondônia ao combate contra o Coronavírus.

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Roteiro para Cinema e Séries de TV, ministrada pela roteirista e diretora carioca Flávia Orlando, profissional que acumula larga experiência na área com passagens por emissoras de tevê, abertas e por assinatura, e cinema em produções de ficção e documentário. O curso, cujo conteúdo discorre acerca de diversos temas relevantes, atende tanto a iniciantes quanto a profissionais.

Flávia, que também é editora, já atuou em programas de destaque na tevê brasileira a exemplo do Fantástico, É de Casa, Estrelas, Sai do Chão e Criança Esperança. Entre seus roteiros para cinema estão os dos longas Querido Embaixador e Sonhos e Desejo. A roteirista também assinou projetos exibidos nas emissoras GNT, Canal Brasil e TV Brasil.

“O objetivo nesta oficina é que o aluno aprenda sobre teoria da escrita e, concomitantemente, faça exercícios práticos durante as aulas”, explica Orlando. Inspirações, incidente incitante, personagem e caracterização, desenvolvimento de storyline, estrutura narrativa, argumento, escaleta e step-outline são algumas das ferramentas que integram o conteúdo programático e dão sustentação às ideias antes de transpô-las para o papel.

“Após a apresentação de conceitos e ferramentas, e a partir de histórias criadas por mim,além de referências de longas e séries, os alunos são convidados a criar personagens e sinopses”, diz a roteirista ao explicar sua metodologia. Nos encontros, são analisados documentários atuais, como de Petra Costa e Eduardo Coutinho, e a produção cinematográfica de Kleber Mendonça Filho, Adirley Queiroz, dentre outros que acabam de ser indicados ou premiados no Oscar 2020.

Uma área de atuação promissora – De acordo com a jornalista e organizadora da oficina, Cláudia Moura, o mercado de trabalho para roteiristas está em plena ascensão. “Com a popularização do streaming, como Netflix e outros, a produção de séries e web-séries tem ganhado cada vez mais espaço”, justifica a jornalista. “Além disso, o trabalho se espraia pela redação de quadrinhos, vídeo games e muitos outros”, ressalta.

Flávia Orlando já ministrou aulas de roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro – Instituto Brasileiro De Audiovisual e em sua cidade natal, Rio de Janeiro, mantem oficinas permanentes de produção de roteiros. “Uma oficina exclusiva para roteiristas, ministrada por uma profissional do quilate de Flávia, é uma oportunidade e tanto para quem já atua na área ou pretende ingressar nela”, recomenda Cláudia.

Serviço:

Oficina de Roteiro para Cinema e Séries de TV
Dias e horários: 27 e 29 de março, sexta: das 18h às 22h; sábado e domingo: das 14h às 18h.
Local: Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL – Av. Carlos Gomes, Centro.
Investimento: R$ 600,00
(Parcelamento no cartão de crédito em até 12 vezes)
Matrícula: www.sympla.com.br/oficinaderoteiropvh
Mais Informações: (69) 99204-5766

Por Assessoria