Com o intuito de identificar pontos fortes e áreas de melhorias no desempenho dos estudantes da rede pública, o governo de Rondônia aplicou as provas do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero), uma importante ferramenta para monitorar e melhorar a qualidade do ensino no estado. A aplicação foi realizada entre os dias 11 e 22 de novembro, em todo o estado, com cada Superintendência Regional de Educação (Super) organizando a avaliação de acordo com um cronograma regionalizado.
O projeto foi conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os testes abrangeram alunos do 2º, 3º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, além do 2º ano do ensino médio, e focaram em duas áreas essenciais: língua portuguesa e matemática. A avaliação de língua portuguesa incluiu testes de escrita voltados para as turmas de alfabetização.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do Saero como um sistema inovador que fortalece a organização educacional no estado. “O Sistema de Avaliação contribui diretamente para transformação da educação no estado, proporcionando uma base sólida para avaliar anualmente o aprendizado dos estudantes e adaptando as estratégias pedagógicas conforme as necessidades identificadas.”
DIAGNÓSTICO AMPLIADO
Este ano, o Sistema de Avaliação foi ampliado, e alcançou também turmas de 2º ano do ensino médio e escolas indígenas, além de englobar todos os alunos do 9º ano do ensino fundamental. O intuito é diagnosticar o desempenho dos estudantes, identificar lacunas na aprendizagem e aprimorar as estratégias pedagógicas nas escolas, visando sempre a melhoria contínua do ensino.
Izis Cúbia Mendes, coordenadora de acompanhamento e informação educacional explicou que, o Saero oferece um diagnóstico detalhado sobre o índice de desempenho educacional de Rondônia. “Esses dados são essenciais para orientar as políticas educacionais, identificar necessidades pedagógicas específicas e desenvolver estratégias voltadas à melhoria da qualidade de ensino em todo o estado.”
METODOLOGIA DE APLICAÇÃO DAS PROVAS
A aplicação das provas foi cuidadosamente planejada para ocorrer 20 minutos após o início das aulas em cada turno. Os testes avaliaram habilidades e competências dos alunos conforme as matrizes de referência estabelecidas, garantindo que o conteúdo fosse adequado a cada etapa da educação. A metodologia de aplicação assegurou um ambiente de avaliação justo e eficiente, com dados que poderão ser usados para uma análise precisa do desempenho dos estudantes.
A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, salientou o empenho da Secretaria de Educação em promover um processo avaliativo robusto e eficaz. “O Saero reafirma nosso engajamento com alunos e professores, oferecendo uma ferramenta essencial para elevar a qualidade do ensino em Rondônia. O processo tem como objetivo promover uma educação cada vez mais inclusiva e de excelência.”
TRANSPARÊNCIA
Os resultados do Saero estão disponíveis para consulta pública no site da plataforma de avaliação https://avaliacaoemonitoramentorondonia.caeddigital.net/#!/sistema. A plataforma oferece diferentes níveis de acesso, com dados abertos à comunidade e informações específicas para as redes, escolas, turmas e estudantes, sempre respeitando os critérios estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), disponível em https://rondonia.ro.gov.br/lgpd/.