Os candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou de saúde durante o Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) têm até esta sexta-feira (17) para apresentar solicitações de reaplicação. A requisição deve ser feita através da Página do Participante, e a aplicação das provas ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.
Podem solicitar a reaplicação os candidatos que enfrentaram dificuldades de logística, como comprometimento da infraestrutura devido a desastres naturais, falta de energia elétrica prejudicial à visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico fornecido, ou erro no procedimento de aplicação que resultou em comprovado prejuízo ao candidato.
Além disso, aqueles que não compareceram ao exame devido à alocação a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada também podem requisitar a reaplicação.
No caso de doenças infectocontagiosas, como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, entre outras, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para efetuar o pedido, os candidatos devem acessar a Página do Participante e apresentar documentos que comprovem a necessidade de reaplicação. Vale ressaltar que os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio, e o prazo se encerra nesta sexta-feira.