Publicidade

Fundo da Infância e Adolescência (FIA) avança com ações no município

O FIA junto à Receita Federal, permite a arrecadação de aportes/investimentos/doações por meio das declarações de imposto de renda

Por

Em 2022, foram realizados projetos de sensibilização junto à população para doação do imposto de renda, projeto preventivo sobre Violações de Direitos e fortalecimento de profissionais atuantes no Sistema de Garantias de Direitos. Os projetos foram executados através de parcerias com a Escola Para a Vida, Polícia Militar Mirim, Casa da Criança e Desmond Tutu.

Publicidade

O FIA junto à Receita Federal, permite a arrecadação de aportes/investimentos/doações por meio das declarações de imposto de renda de pessoas físicas (até 6% do imposto devido) e jurídicas (até 1% do imposto devido).

Ariquemes possui um potencial de arrecadação de R$ 1.800,000,00 (um milhão e oitocentos mil reais), mas até o momento foram arrecadados de impostos, um pouco mais de R$ 75 mil (setenta e cinco mil reais), o valor corresponde a 38 doadores.

Vale destacar, que o Conselho Tutelar também desenvolve ações com recursos destinados pelo Fundo Municipal da Infância e Adolescência.

Conforme a Lei Municipal nº 2.206/2018 em seu art. art. 16, “o Fundo da Infância e Adolescência, é indispensável a captação, repasse e aplicação dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à criança e ao adolescente. Devem ser projetos inovadores, que contemplem as ações já existentes na garantia dos direitos sociais e promovam bem-estar social da matriz sociofamiliar.

 

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.