O Grêmio conquistou uma vitória emocionante sobre o Flamengo, virando o jogo para 3 a 2 após marcar três gols em apenas 10 minutos na partida realizada na Arena, em Porto Alegre, válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com esse resultado, o time gaúcho ocupa a sexta posição na tabela, somando 47 pontos. Por outro lado, o Flamengo cai para a quarta colocação, totalizando 50 pontos, nove a menos que o líder Botafogo, que teve seu jogo adiado nesta rodada.
Notavelmente, Everton “Cebolinha” não celebrou seu gol desta vez, em contraste com uma polêmica anterior quando o fez em homenagem ao seu filho. Ele marcou o quinto gol do ex-jogador do Grêmio no ano. Ferreira também deixou sua marca, sendo o autor do milésimo gol do Grêmio na Era dos Pontos Corridos e o 25º com a camisa do clube.
O Flamengo só voltará a campo no dia 1º de novembro, enfrentando o Santos no Mané Garrincha. O jogo do fim de semana, originalmente contra o RB Bragantino, foi adiado. Por sua vez, o Grêmio visitará o América-MG no sábado, às 19h (horário de Brasília).
Devido a cartões amarelos, o técnico Tite terá problemas para o próximo jogo, já que Erick Pulgar e Everton Ribeiro não estarão disponíveis para o duelo contra o Santos na próxima semana. Renato, técnico do Grêmio, também terá desfalques, pois Kannemann recebeu o terceiro cartão amarelo e não poderá jogar diante do América.
O Jogo:
Os primeiros 45 minutos da partida sob o comando de Tite não foram os melhores para o Flamengo. Apesar de um início promissor, o time teve uma queda de desempenho e viu o Grêmio ganhar mais controle. O Flamengo parecia lento, espaçado e com pouca criatividade, mas conseguiu marcar o primeiro gol graças a uma bela jogada individual de Everton “Cebolinha”.
O Grêmio, por outro lado, sentiu falta de Suárez. Embora a equipe estivesse sólida na defesa, teve dificuldades na finalização das jogadas e desperdiçou algumas oportunidades. Mesmo em seu melhor momento no jogo, acabou sofrendo o gol.
O segundo tempo só ganhou emoção nos momentos finais. O Grêmio teve problemas para lidar com os atacantes do Flamengo, que não conseguiram concluir as jogadas. Diante disso, Renato realizou três substituições de uma vez aos 23 minutos. Enquanto isso, o Flamengo ameaçou uma vez, mas precisou fazer mais mudanças para tentar dar mais dinâmica ao jogo. Tite optou por Gabigol e Bruno Henrique.
O Flamengo sofreu os primeiros gols na Era Tite em função de dois erros de Bruno Henrique, e a estrela de Renato brilhou. Primeiro com Ferreira, depois com Nathan Fernandes e, por último, com André. O Grêmio aproveitou o momento e conseguiu virar o jogo. No entanto, o time carioca diminuiu o placar com Luiz Araújo, trazendo emoção para a partida.
Lances Importantes:
No primeiro minuto, Cebolinha fez uma jogada no fundo e tocou para trás. Arrascaeta chutou cruzado, mas Gerson chutou por cima do gol.
Aos três minutos, Villasanti arriscou um chute de fora da área, mas Rossi fez a defesa.
Aos 14 minutos, Arrascaeta chutou rasteiro no canto e Grando defendeu. No rebote, Everton levantou a bola, e Pulgar chutou para o meio, mas ninguém conseguiu finalizar.
Aos 27 minutos, Bruno Alves cruzou na área, JP Galvão desviou, e Galdino pegou a sobra. Ele chutou cruzado, mas a bola desviou na zaga e saiu.
0x1: Aos 41 minutos, Cebolinha fez uma jogada individual impressionante. Após uma corrida pela esquerda, passando por Geromel, ele ganhou a dividida com Villasanti e driblou Kannemann, antes de marcar um gol.
Aos 46 minutos, Reinaldo cruzou na área, Geromel chegou atrasado, e a bola quicou, mas Rossi defendeu.
Uma defesa incrível: Aos 11 minutos, Arrascaeta cobrou um escanteio, Pablo subiu e cabeceou com força, mas Grando espalmou e salvou o Grêmio.
1×1: Bruno Henrique errou no contra-ataque e, aos 30 minutos, Ferreira empatou após uma tabela com Villasanti.
2×1: Aos 35 minutos, André Henrique recebeu na direita e acionou Cristaldo. O argentino ganhou a bola, e a bola sobrou para Nathan Fernandes, que chutou no canto direito e virou o jogo.
3×1: Aos 40 minutos, Reinaldo cobrou um lateral para Villasanti, o volante desviou para o meio da área, e André acertou um belo chute no canto de Rossi.
3×2: Aos 43 minutos, Everton Ribeiro cobrou uma falta na área, e Luiz Araújo desviou de cabeça no canto para diminuir o placar.
Ficha Técnica:
Grêmio 3 x 2 Flamengo
GRÊMIO
Gabriel Grando; Geromel, Bruno Alves e Kannemann (Cristaldo ou Bruno Uvini); João Pedro, Villasanti, Pepê, Reinaldo; Lucas Besozzi, Galdino (Nathan Fernandes) e João Pedro Galvão (André). Técnico: Renato Portaluppi.
FLAMENGO
Rossi; Wesley, Pablo (Matheuzinho), Léo Pereira, Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Everton Ribeiro), Thiago Maia; Gerson, Arrascaeta, Everton Cebolinha (Bruno Henrique); Pedro (Gabigol). Técnico: Tite.
Estádio: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS).
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE).
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA