Publicidade

RO será representada por mais de 130 atletas e 50 instituições públicas na volta dos Jogos Escolares Brasileiros 2021

Os JEBs surgiram em 1976 e se estenderam até 2004, antes de retornar

Com 138 atletas compondo a própria delegação, Rondônia estará representada nos Jogos Escolares Brasileiros. As competições iniciam sexta-feira (29) e vai até 5 de novembro. A competição é regida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar.

Publicidade

As provas ocorrem no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Os terão estudantes de 12 a 14 anos, e retornam este ano ao calendário escolar nacional após 17 anos sem ser realizado.

Publicidade

Este ano, os JEBs servem como seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares. A competição também será realizada no Brasil em dezembro de 2022.

Ao todo são 50 instituições da rede pública do estado estão representadas nas competições. De acordo com o gerente de Educação Física e Cultura Escolar da Seduc, Expedito Santana, Rondônia estará presente no atletismo, basquetebol, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, westling e xadrez.

A expectativa é de que mais de 5 mil estudantes das 27 Unidades da Federação estejam no local. Além de 138 atletas, 65 profissionais técnicos também estão na localização.

Técnica Francimeire Lavareda (ao centro), Luana Araújo (à direita) e Melissa Pires (à esquerda), nos JEB's — Foto: Arquivo Pessoal

Entre os objetivos dos JEBs estão: fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte; e garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar.