Agenda de papel: por que usar?
Com a crescente dos avanços tecnológicos hoje é possível ter literalmente qualquer informação na palma da mão, e referente a organização de compromissos não é muito diferente. É possível criar agendas virtuais através de diferentes plataformas, no entanto, existem pessoas que ainda preferem utilizar as famosas agendas de papel.
Tanto as agendas digitais quanto as de papel possuem suas particularidades e especificações, conheça motivos para escolher usar agenda de papel mesmo com as tecnologias:
1. Fácil de usar
É importante sempre lembrar que nem todas as pessoas possuem habilidades e facilidade com as ferramentas digitais, esse é o caso principalmente de idosos ou de crianças em idade escolar.
E não é só porque a pessoa não consegue se adaptar ao momento tecnológico que ela vai deixar de ter um lugar para anotar seus compromissos e atividades futuras, né?
Nesse cenário as lojas de segmento de papelaria continuam trabalhando com agendas de papel, cada vez mais diferenciadas e específicas, mas sempre com o mesmo objetivo.
2. Não depende de internet ou bateria
Outros dois pontos que vale a pena destacar são a internet e a bateria. Os equipamentos eletrônicos precisam de bateria para funcionar, e algumas agendas dependem também da conexão à internet.
Isso limita a experiência do usuário, por exemplo, em um dia o seu celular pode estar descarregado ou sem internet, e você ficará sem acesso aos seus compromissos do dia, o que poderá te prejudicar, fazendo você perder o horário de algum compromisso ou esquecer de realizar alguma tarefa.
As agendas executivas, que são facilmente encontradas em papelarias são ótimas soluções, pois não dependem de outros fatores.
3. Acompanhar tarefas
Ainda em relação ao acompanhamento das tarefas e compromissos, não são todos os lugares que o uso de aparelhos eletrônicos são bem-vindos.
Por exemplo, no meio de uma reunião, a utilização de um celular pode parecer desrespeitosa enquanto outras pessoas estão falando, em contrapartida, você pode fazer as suas anotações em uma agenda sem atrapalhar ninguém ou parecer desrespeitoso.
4. Personalização
Vale a pena ressaltar também a grande possibilidade de personalização que as agendas de papel oferecem, isso porque nas agendas virtuais os espaços para escrever são restritos e específicos, já nos cadernos e agendas em geral você pode escrever exatamente onde quiser.
Nas agendas de papel também é possível escrever com cores e letras diferentes que você sabe que facilitaram a lembrança, você pode também optar por colar post-it e deixar a sua agenda ainda mais a sua cara.
5. Bom exercício para o cérebro
Por fim, é importante lembrar que o simples fato de escrever algo auxilia diretamente no exercício e na ativação da lembrança no cérebro.
Ou seja, a chance de você lembrar aquilo que você escreveu é muito maior do que lembrar aquilo que você apenas digitou.