Search
Close this search box.

PF de SP extradita para Espanha condenado a 193 anos de prisão por atentado terrorista

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (6) a extradição para a Espanha de Carlos Garcia Juliá, condenado a 193 anos de prisão na Espanha país por ter participado de um atentado terrorista conhecido por “Massacre de Atocha”, em 1977. Por volta das 15h, ele deixou o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

A extradição dele havia sido autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2019.

Garcia Juliá e outros dois homens que integravam um grupo de extremista contrarrevolucionário de direita “Falange Espanhola”, contrário a movimentos sindicais, invadiram um escritório de advocacia trabalhista em Madri e mataram a tiros cinco pessoas. Outras quatro ficaram feridas no ataque.

Juliá chegou a ser preso e a cumpriu pelo menos 14 anos de prisão na Espanha mas, quando obteve liberdade condicional, fugiu para a América do Sul.

Em dezembro de 2018, em cooperação com a Polícia Nacional da Espanha, a Polícia Federal localizou e prendeu o foragido em São Paulo, devido ao pedido de extradição que havia sido feito pelo governo espanhol. Ele usava documentos falsos em nome de um cidadão venezuelano.

No STF, a defesa dele alegou que os crimes foram cometidos por motivação política, o que impossibilitaria a extradição, conforme a Constituição brasileira, e que o extraditando foi condenado por tribunal de exceção. A ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, entendeu, porém, que os fatos relatados na sentença da Espanha não refletiam ato político.

Também está sendo feita nesta quinta a extradição, para os Estados Unidos, do cidadão ítalo-britânico Mark Anthony Fisicaro, réu em processo que apura a prática de tráfico transnacional de drogas.

Entre janeiro e abril de 2017, ele teria feito cinco importações ilegais de ecstasy para a Flórida e foi preso pela Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, em abril de 2019, quando estava em trânsito de Porto Seguro, na Bahia, para Londres.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias