Search
Close this search box.
Publicidade

Polícia Militar lança “Operação Fim de Ano”

A Polícia Militar montou estratégia visando intensificar ações preventivas e repressivas que serão desencadeadas durante o período de fim de ano
Publicidade

O policiamento ostensivo no período em que ocorrem as tradicionais festas do calendário brasileiro: Natal e Réveillon, ganha maior reforço da Polícia Militar de Rondônia visando mais segurança da população, principalmente nos principais centros comerciais de Porto Velho e do interior.  A Operação Fim de Ano teve início na manhã desta sexta-feira (18), durante evento realizado no 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

A Polícia Militar montou estratégia visando intensificar ações preventivas e repressivas que serão desencadeadas durante o período de fim de ano e, prosseguindo no mês de janeiro, conforme anunciado pelo comandante Regional de Policiamento I, coronel PM Drayton Silva.

Segundo destacou o coronel, a Operação Fim de Ano é importante para reforçar a segurança, uma vez que nesta época a Polícia Militar regista um aumento significativo do fluxo de pessoas nas áreas comerciais e bancárias em decorrência das compras de final de ano.

Publicidade

A Polícia Militar também enumera outras situações, tais como: afastamento de parte da população por motivo de viagem de férias, deixando suas residências expostas às ações criminosas; amento na circulação de veículos, ciclistas e pedestres com aumento do risco de acidentes de trânsito; aumento da circulação financeira; necessidade de controle do distanciamento social em virtude da pandemia de Covid-19.

Seguindo o alerta feito pela PM, é preciso que as pessoas redobrem a atenção com a segurança, principalmente, nas áreas de comércio que recebem grande fluxo neste período, inclusive, devido a maior circulação de dinheiro em virtude do pagamento do 13º salário.

Ao se reunir com a tropa que irá reforçar o policiamento em Porto Velho, o chefe do Estado Maior, coronel PM Vanderley da Costa, deixou claro que em nenhum momento as ações rotineiras da Polícia Militar serão afetadas com o reforço nos centros comerciais.

Publicidade

Ao mesmo tempo, o coronel destacou que todos devem ter cautela devido ao atual cenário de pandemia do coronavírus.

Crimes como furtos, roubos, estelionatos e as famosas saidinhas de banco costumam  ser praticados nesta época do ano e podem ser evitados dependendo do planejamento que a pessoa faz desde quando sai de sua residência até o momento que retorna, como: o caminho que vai tomar, onde vai estacionar o carro, onde vai descer, atenção redobrada ao fechar o veículo, cuidados com celular e bolsa.

Conforme especificado pelo comandante Regional de Policiamento I, as estratégias montadas pela PM incluem pontos de estacionamento em locais e horários de grande circulação de pessoas.  “A Operação de Fim de Ano é tradicional pela Polícia Militar que visa intensificar o policiamento nas áreas de comércios. O efetivo será reforçado nas principais áreas comerciais do Estado durante o período em que a circulação de pessoas aumenta, por conta do recebimento do 13º salário e festas de fim de ano”, disse o coronel PM Drayton, destacando também que o efetivo de reforço chegará a 110 policiais a mais por dia nas ruas da Capital, somado ao policiamento ordinário que será mantido.

DICAS IMPORTANTES

Segundo orientações de segurança da Polícia Militar, neste período é fundamental adotar alguns cuidados, pois muitos crimes, muitas vezes, ocorrem por desatenção. A Polícia Militar apresenta algumas orientações que podem prevenir contra o crime, tais como:

  • Para maior segurança, leve sempre uma companhia na hora de fazer as compras;
  • Prefira pagar com cartão, para que não precise levar grandes quantias em dinheiro;
  • Prefira realizar compras durante o dia;
  • Evite deixar a bolsa, carteira ou outros objetos comprados de forma descuidada;
  • Cuidado ao retirar sua carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento, etc;
  • Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e a frente do corpo, para o lado de dentro da calçada;
  • Desconfie de empurrões ou esbarrões;
  • Evite manusear ou contar dinheiro nas ruas ou em público;
  • Jamais conte dinheiro nas portas das agências bancárias, visando evitar a saidinha de banco;
  • No caso de furto ou qualquer outro tipo de ocorrência policial, jamais reaja! Comunique imediatamente à Polícia Militar.
Combate CleanAnúncie no JH Notícias
Publicidade