Search
Close this search box.

Violência doméstica é tema de atividade na comarca de Alvorada do Oeste

Reeducandos do presídio de Alvorada do Oeste participaram, na semana passada, de uma atividade de conscientização sobre os prejuízos decorrentes de violência doméstica. A ação fez parte da programação da Justiça pela Paz em Casa, em que desenvolveu atividades para garantir celeridade nesses processos. Como ação educativa, foi exibido o documentário “O Silêncio dos Homens”, para os reclusos em consequência de casos de violência doméstica.

A atividade foi coordenada pela juíza titular da comarca Simone de Melo, em parceria com o psicólogo do Núcleo Psicossocial Roger Andrade Bressiani e o psicólogo clínico Dionei Pereira e com a equipe da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus). O documentário aborda questões relacionadas ao universo masculino, bem como aspectos do machismo e seus impactos sociais.

Ao final do documentário, uma roda de conversa foi realizada para possibilitar reflexões e instigar a participação por meio de relatos sobre a experiência pessoal de vida e percepções quanto ao conteúdo trabalhado. Alguns reclusos destacaram o aprendizado com a discussão e relataram experiências de vida que contribuíram, inclusive, para o encarceramento.

Outros manifestaram a necessidade de participação em grupos voltados aos homens, onde possam falar sobre si mesmos, suas emoções, sentimentos, afetividade e desafios de forma acolhedora e compartilhada com os demais.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias