O governo brasileiro mobilizou seis aeronaves para a repatriação de cidadãos brasileiros que desejam deixar a Palestina ou Israel devido ao conflito recente que teve início no fim de semana. O primeiro desses aviões, um Airbus A330-200 convertido em KC-30 com capacidade para 230 passageiros, já aterrou em Roma, na Itália, às 7h50 (horário local) desta segunda-feira, após um voo de 9 horas a partir de Natal, onde decolou no domingo.
A expectativa da Força Aérea Brasileira (FAB) é que esta aeronave siga para Tel Aviv, Israel, até terça-feira, a fim de embarcar o primeiro grupo de brasileiros que deseja retornar ao Brasil. Além disso, um segundo KC-30 e dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, juntamente com duas aeronaves da Presidência da República, com capacidade para até 40 passageiros cada uma, estão prontos para participar da operação de repatriação dos brasileiros. O segundo KC-30 deve partir para Roma ainda hoje.
De acordo com informações do Itamaraty, estima-se que pelo menos 30 brasileiros estejam na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em áreas afetadas pelo conflito. Em Israel, a embaixada brasileira já havia registrado até domingo cerca de 1.000 brasileiros hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, interessados em retornar ao Brasil, sendo a maioria turistas em Israel.
Nos últimos anos, as Forças Armadas brasileiras realizaram quatro operações de repatriação, tanto por via aérea quanto terrestre, em países como Turquia, Ucrânia, China e Bolívia, envolvendo cinco aeronaves e 30 veículos, resgatando aproximadamente 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.