Enquanto algumas nações europeias enfrentam ondas de calor intensas, a Argentina está vivenciando uma situação oposta com uma onda de frio polar que quebrou recordes de temperatura no país.
De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina, a cidade de Perito Moreno, localizada na região da Patagônia, especificamente em Santa Cruz, registrou uma temperatura mais baixa já documentada, marcando incríveis -22,5ºC. Essa marca superou os valores mínimos previamente registrados na cidade, que eram de -18ºC.
No entanto, Perito Moreno não está sozinha em seu rigoroso frio. Outras cidades argentinas também estão enfrentando temperaturas geladas. Em Maquinchao, os termômetros despencaram para -13ºC, em Paso de Indios para -11,7ºC e em Rio Negro de San Antonio Oeste, atingindo 11,2ºC negativos.
A perspectiva é que a onda de frio polar continue a afetar a Argentina até quinta-feira. Consequentemente, as autoridades emitiram alertas amarelos para 13 regiões do país sul-americano devido às temperaturas extremamente baixas.
Enquanto os termômetros registram marcas históricas de frio, é importante que a população tome todas as necessidades necessárias para enfrentar as condições climáticas adversas e se proteger do frio intenso.