Prefeitura fortalece acolhimento e atende quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica

Atuação conta com parceria da Casa Abrigo para proteção de mulheres em situação de risco iminente

Por

SECOM

Quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica foram acolhidas e receberam acompanhamento especializado por equipes multiprofissionais do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), equipamento da Prefeitura de Porto Velho vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias).

Publicidade
Nova 364

De acordo com a diretora do CRAM, Elesandra Lopes, o atendimento é realizado de forma integrada com outros serviços da política de assistência social do município. Entre eles, a Casa Abrigo, responsável pelo acolhimento provisório de mulheres em situação de risco iminente de morte, garantindo proteção, sigilo e segurança às vítimas. “Porto Velho enfrenta um cenário preocupante de violência doméstica e feminicídio. Rondônia está entre os estados com índices elevados, o que exige ações permanentes de prevenção, proteção e fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, conforme orientação do prefeito Léo Moraes”.

Além do acolhimento, o CRAM desenvolve campanhas de informação e conscientização, considerando que muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades para denunciar as violências sofridas.

Segundo Elesandra Lopes, um dos principais desafios é alcançar mulheres que vivem em distritos e regiões mais afastadas da capital, onde fatores culturais, geográficos e sociais dificultam o acesso à rede de proteção e a formalização das denúncias.

Ela acrescenta que o trabalho também busca promover condições mínimas de autonomia financeira, contribuindo para que essas mulheres reorganizem suas vidas e rompam o vínculo de dependência com o agressor, iniciando um novo ciclo com mais segurança.

ATENDIMENTOS

– 90 mulheres em acompanhamento ativo;
– 126 mulheres inseridas no Programa Mulher Protegida;
– 75 mulheres aguardando acompanhamento, devido à insuficiência de profissionais para absorver toda a demanda.
Total: 291 atendimentos

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do CRAM, reafirma o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, o enfrentamento à violência de gênero e a promoção de uma sociedade mais justa e segura.

Publicidade
Grupo Marquise - EcoRondônia

Você também vai querer ler...

NOTA – CONCESSIONÁRIA NOVA 364

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.