Realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), o projeto AmazonTech Meninas concluiu as atividades na Escola Estadual de Ensino Médio Lydia Johnson de Macêdo, em Porto Velho (RO), após três meses de trabalho. Com trilha formativa composta por seis módulos, diversas mentorias femininas e foco na empregabilidade, a iniciativa foi voltada à capacitação de jovens entre 14 e 18 anos, e teve como objetivo impulsionar o protagonismo feminino nas áreas da tecnologia da informação e da comunicação.
A aula de encerramento, realizada em 28 de novembro, foi conduzidaela juíza do Trabalho Substituta Sabina Helena S. C. Rodrigues, responsável por sua coordenação pedagógica. Ao longo de 24 horas de formação, iniciadas em 29 de agosto, 30 alunas do ensino médio participaram de aulas teóricas e práticas, conduzidas por especialistas voluntários (as) de instituições como TRT-14, IFRO, SENAI, Instituto Chance e PGE. A escolha das participantes foi realizada pela própria escola, com base no desempenho escolar.
“Ver essas jovens concluindo a formação com entusiasmo e confiança só reforça o quanto é essencial investir em inclusão e oportunidades reais. A tecnologia precisa refletir a diversidade da nossa sociedade, e essas jovens já estão fazendo parte dessa transformação”, afirmou a juíza do Trabalho Sabina Rodrigues.
Formação e instrutoras voluntárias
A jornada formativa foi composta por seis módulos interligados:
Módulo 1 – Introdução e Leitura de Mundo Digital: ministrado por Sabina Rodrigues (juíza do TRT-14 e gerente do projeto) e Tayná Vitória (IFRO/FCR);
Módulo 2 – Pensamento Computacional e Scratch: com Ivanilse Calderon, do projeto Meninas Robóticas (IFRO PVZN);
Módulo 3 – O mundo físico responde: protótipo de contador com Arduino: conduzido por Karla Corrêa, instrutora do FlexiCursos/SENAI;
Módulo 4 – Programação Web (HTML, CSS e JavaScript): também sob orientação de Karla Corrêa;
Módulo 5 – Direitos Digitais e Empregabilidade: ministrado por Sabina Rodrigues (TRT-14) e Caroline Araújo (Instituto Chance);
Módulo 6 – Inteligência Artificial: teoria e prática: conduzido por Ivanilse Calderon (IFRO/Meninas Robóticas) e Cássio Castro (PGE/RO).
O evento de encerramento teve a participação da juíza Sabina Rodrigues (TRT-14), de Fábio de Souza Mota e Suelem Melo, representantes do SINE/RO, instituição parceira responsável pelo encaminhamento das alunas a vagas de aprendizagem e estágios.
Fortalecendo sonhos e competências
Durante a formação, as alunas puderam explorar áreas como robótica, programação e inteligência artificial, ampliando suas perspectivas profissionais e pessoais. A proposta do projeto foi também desenvolver habilidades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o uso crítico e criativo da tecnologia.
A aluna Tayla Beatriz de 15 anos, comentou que participar do projeto Amazon Tech foi uma experiência completamente nova para ela. “ Eu nunca tinha feito um curso como esse, então tudo era novidade”, comentou a aluna.
A aluna também reforçou que o projeto ampliou suas perspectivas e despertou sua vontade de aprender ainda mais sobre programação e desenvolvimento digital.
Ana Paula, de 16 anos, destacou que o curso foi muito positivo e proporcionou a oportunidade de aprender coisas novas. Ela comentou: “No começo, tive dificuldade com os códigos, mas com a ajuda da professora consegui entender melhor. A experiência foi interessante e acredito que vai me ajudar na vida pessoal e no meu futuro trabalho”, ressaltou a aluna.
A ação integra o Planejamento Estratégico do TRT-14 (2021-2026) e reforça os compromissos da instituição com a promoção de direitos fundamentais, acesso à educação de qualidade e responsabilidade social, conforme previsto no Objetivo 4 do plano, que trata de inclusão e impacto social.





















