Search
Close this search box.

Advogado ou corretor? Quem é o homem de Rondônia que postou no Facebook ‘calma que tem mais’ após atentado à sede do Porta dos Fundos

Porto Velho, RO — Pelo menos três pessoas teriam participado de um atentado à base de coquetéis molotov, no último dia 24, véspera de Natal, praticado contra a sede da produtora responsável pelas exibições do humorístico conhecido como Porta dos Fundos.

O caso virou notícia no Brasil inteiro e repercutiu em todos os estados com posicionamentos diferenciados em diversos segmentos na esfera das redes sociais.

Na página oficial da Revista Fórum um comentário ganhou destaque.

Na veiculação da reportagem intitulada “Duvivier: ”É um ódio que tem sido pregado na mídia conservadora e no Congresso””, o usuário Victor Canto Victor postou o seguinte:

” Calma que têm [sic] mais… Vocês sairão pelas portas dos fundos”, sugerindo que outros ataques estariam prestes a ocorrer sem explicar de onde, quando ou por quem. Também deixou de esclarecer se era apenas a expressão de um desejo íntimo ou não.

Nas respostas, seguidores da página em questão começaram a marcar instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil — Seccional Rondônia (OAB/RO), Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF).

A usuária Bruna Engel, por exemplo, questiona: “OAB Rondônia vcs permitem alguém da ordem dando ameaças pelo facebook?”.

Rondônia Dinâmica investigou e desobriu outro perfil de Victor Canto Victor onde ele surge com nome parecido ao de batismo, mas ainda embaralhado: Victor Baptista Jadiel.

Em ambos os perfis, nota-se que o usuário dá a entender ser advogado. No primeiro deles, o que usou para dizer que “tem mais” ao se expressar a respeito do ataque ao Porta dos Fundos, a bio traz a informação: “Sócio-gerente na empresa DLJ Advocacia”.

No outro, com o nome original embaralhado, há menções a trabalhos com direito previdenciário e tributário.

Lançando o nome Victor Baptista Jadiel no Google, a internet o desembaralha.

Descobre-se que este é, na realidade, Jadiel Batista Victor. E há um registro em seu nome no LinkedIn (https://br.linkedin.com/in/jadiel-batista-victor-71569987), página que reúne currículos profissionais.

Ele alega ser corretor de imóveis e ter trabalhado em uma empresa específica de 2013 até hoje. Na seção de busca por profissionais do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região (CRECI/RO), não há registro em nome de Jadiel Batista.

Um dos sócios desse empreendimento disse o seguinte ao ser procurado pela redação: “Ele não trabalha para nós. Não há cadastro [de corretor] junto ao Conselho”.

A redação procurou referências no ramo e encontrou links de venda e aluguel no site OLX em nome de Victor Jadiel, onde, mais uma vez, o sobrenome vem à frente escanteando o prenome mais à direita.

No anúncio, dois telefones para contato. Assim, o Rondônia Dinâmica conseguiu falar com ele a respeito da postagem:

“Meu caro, é o seguinte: eu não devo satisfação da minha vida pra você. Eu sou um cidadão livre, estou num país democrático, e falo o que bem entender, entendeu?”, declarou.

Sobre as indicações de trabalhos com advocacia, assevera:

“Nunca atuei como advogado. Nunca. Advocacia previdenciária, advocacia no ramo do Direto, isso daí qualquer um pode colocar. Nunca atuei como advogado. Sou acadêmico de Direito, passei na primeira fase (prova da OAB) e estou esperando resolver uma situação particular em relação a isso. Simples”.

Até o recado no WhatsApp fala em advocacia previdenciária, tributária, direito imobiliário, sucessões… Mas ele só dá “conselhos” / Reprodução

Ele acrescentou:

“O fato de eu colocar na legenda ‘Direito previdenciário, direito do consumidor, CDC, direito imobiliário’, isso não quer dizer nada, nada. Aquilo ali é informação. Se alguém quiser perguntar alguma coisa pra mim sobre isso, eu respondo. Eu não dou nem consulta, porque consulta seria ‘irregular da profissão’. Quem quiser pedir um conselho a respeito de alguma coisa, eu dou”, asseverou.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias