O soldado Jesuíno Gonçalves Martins Ferreira, de 19 anos, natural de Ji-Paraná e integrante do 6º Batalhão de Infantaria de Selva, foi encontrado morto no rio Mamoré, em Guajará-Mirim, nesta terça-feira (23). O corpo do militar foi localizado menos de 24 horas após o seu desaparecimento, ocorrido enquanto ele se banhava no rio junto a outros recrutas.
De acordo com o capitão Raimundo Pinto dos Santos, comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Guajará-Mirim, o corpo foi encontrado após pouco mais de uma hora de buscas subaquáticas. “O corpo já estava distante do ponto onde ocorreu o afogamento, nas proximidades das pedras da cachoeira”, explicou o comandante.
O soldado Jesuíno havia desaparecido no final da tarde de segunda-feira (22), quando se banhava na Praia do Acácio, no bairro Tamandaré. Embora populares tenham tentado ajudar nas buscas iniciais, não obtiveram sucesso. O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas ainda na noite do desaparecimento, e na manhã seguinte, reforços chegaram de Porto Velho com mergulhadores especializados, o que possibilitou a localização do corpo.
Após a localização, os peritos realizaram os procedimentos técnicos no local, e o corpo foi recolhido pelo rabecão por volta das 14h30.
Este trágico incidente abalou os colegas de batalhão e a comunidade de Guajará-Mirim, que se solidarizaram com a família do jovem soldado. O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes.