A Justiça do Rio autorizou a transferência do chefe do tráfico Rogério Avelino da Silva, conhecido ‘Rogerio 157’, da Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia, de volta para o território fluminense.
A decisão foi da 6ª Câmara Criminal do Rio. Por unanimidade, os três desembargadores, Luiz Noronha Dantas, Fernando Antonio de Almeida e Marcelo Castro Anatocles foram a favor de trazer de volta o antigo líder do Comando Vermelho (CV) na Rocinha.
A decisão foi criticada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça Ricardo Cappelli, que relembrou a escalada de violência no estado do Rio.
“No meio de uma situação delicada que o Brasil inteiro está acompanhando, recebemos uma determinação judicial para transferir de uma penitenciária federal para o Rio de Janeiro, um líder de facção do estado. Todos precisam cooperar no enfrentamento ao crime organizado”, alfinetou Cappelli, sem citar nomes.
Ainda segundo o Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), O acórdão da 6ª Câmara Criminal ainda terá que transitar em julgado, quando se encerra o prazo para possíveis recursos.