Na manhã desta terça-feira (07), a Polícia Civil de Rondônia (PCRO), por meio da 1ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO 1), deflagrou a Operação “Mãos Limpas”, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e medidas cautelares relacionadas à investigação de desvios de materiais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Porto Velho.
A operação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na capital — um na residência de um servidor público e outro dentro da própria SEMUSA. Um terceiro mandado foi cumprido na cidade de Alto Paraíso, na casa de um suposto intermediário da venda dos materiais desviados.
Além das buscas, a justiça determinou o afastamento de cargos públicos dos envolvidos, a proibição de acesso aos órgãos municipais, restrição de contato entre os investigados, além da entrega de passaporte e vedação de saída da Comarca, medidas que garantem a continuidade da investigação e evitam interferências no processo.
A ação foi coordenada pelo Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECCO), com o apoio da Delegacia Regional de Ariquemes e da Delegacia de Alto Paraíso. Cerca de 20 policiais civis participaram da operação, que investiga três suspeitos envolvidos no desvio de bens públicos.
A operação recebeu o nome de “Mãos Limpas”, em alusão à apreensão de álcool 70º, produto comumente utilizado para higienização das mãos e superfícies, simbolizando o compromisso da Polícia Civil de Rondônia com a integridade e transparência na administração pública.
A população pode colaborar com a investigação, repassando informações de forma anônima, através dos seguintes canais oficiais:
- Disque-denúncia: 197
- WhatsApp: (69) 3216-8940
- E-mail: plantao197@mail.dei.pc.ro.gov.br
A operação “Mãos Limpas” reflete o esforço da Polícia Civil de Rondônia no combate à corrupção e no compromisso com a lisura nas instituições públicas, visando à proteção do patrimônio público e a justiça para a população.