A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (1), a Operação Bank, visando desarticular uma organização criminosa especializada em furtos a agências bancárias, que teria subtraído R$ 221.950,00 da Caixa Econômica Federal em Porto Velho. A operação resultou na emissão de 10 mandados de busca e apreensão, com a participação de 29 policiais de diferentes forças de segurança.
As investigações da FICCO começaram em novembro de 2023, quando a Polícia Federal foi informada sobre o roubo de grande quantia da agência. Segundo apurado, o grupo utilizou ferramentas para arrombar o prédio e se manteve dentro do local entre os dias 17 e 20, deixando o ambiente sempre que os alarmes eram acionados e retornando posteriormente para continuar a ação criminosa. Apenas no dia 20, ao serem identificados pelas câmeras de segurança, uma cortina de fumaça foi acionada e os suspeitos fugiram.
A investigação revelou que a quadrilha contava com apoio de presos de outros estados, que recrutaram um homem em Porto Velho para organizar e aliciar outras pessoas para o crime. No total, nove envolvidos foram identificados, e parte deles foi presa em flagrante durante furtos semelhantes na região. As ordens judiciais, expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia, buscaram localizar provas e desmantelar completamente o esquema criminoso.
Os suspeitos devem responder por crimes como organização criminosa e furto qualificado com arrombamento e concurso de pessoas, com agravantes pelo cometimento durante o repouso noturno, podendo enfrentar penas de até 15 anos de prisão. Outras infrações poderão ser acrescentadas, dependendo do resultado das buscas e apreensões realizadas pela FICCO.
A FICCO/RO reúne esforços da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) com foco no combate ao crime organizado em Rondônia. A operação desta sexta-feira reafirma o compromisso das forças de segurança em proteger o patrimônio e a segurança dos rondonienses, intensificando o trabalho conjunto para desmantelar grupos criminosos em atividade no estado.