A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 400 quilos de maconha na noite desta segunda-feira (14), durante uma operação no km 360 da BR-262, em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A droga estava escondida entre 27 toneladas de carne bovina, transportadas por uma carreta frigorífica.
O caminhão havia saído de Rio Branco (AC) com destino a Fundão (ES), mas segundo depoimento do motorista, a droga teria sido embarcada no estado de Rondônia. O entorpecente tinha como destino final a capital mineira.
A ação foi resultado de uma operação conjunta entre os setores de inteligência da PRF e da Polícia Federal, que emitiram ordem de parada com base em análise de risco. Durante a fiscalização, os agentes notaram sinais de adulteração no lacre do compartimento de carga.
Com o apoio de cães farejadores, a suspeita de presença de entorpecentes foi confirmada. A carreta foi levada a um local apropriado para vistoria completa, onde os tabletes de maconha foram localizados no meio da carga de carne bovina.
O motorista, um homem de 29 anos, alegou que os responsáveis pela carga lícita não sabiam da presença da droga e que receberia pagamento pelo transporte do entorpecente até Belo Horizonte. Ele foi preso em flagrante e encaminhado, junto com a droga e o veículo, para a sede da Polícia Federal na capital mineira.
A investigação seguirá para identificar outros envolvidos no esquema, que pode ter ramificações interestaduais com origem em Rondônia, um dos principais pontos de rota do tráfico rumo ao Sudeste do país.