Na madrugada desta quarta-feira (23/08), a equipe de Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar recebeu informações sobre um roubo em andamento no bairro Aponiã, em Porto Velho. No local, a equipe deparou-se com um veículo HB-20 branco com a porta aberta em frente a uma residência, além de um veículo Onix Sedan preto com um motorista que alegou trabalhar como motorista de aplicativo Uber, demonstrando nervosismo. Os dados do motorista foram coletados pela equipe policial e ele foi liberado.
Criminoso é morto e comparsas aprisionados após roubo a residência
PRISÃO DOS SUSPEITOS
O comandante da patrulha avistou três indivíduos correndo para o interior da residência ao perceberem a presença policial. Ao notar a equipe, os suspeitos retornaram para dentro da casa e começaram a chutar a porta de um quarto com grande força, possivelmente com a intenção de fazer a família refém. A família, por sua vez, começou a gritar por socorro.
Diante dessa situação flagrante, a equipe rapidamente conseguiu entrar na área da residência. Os suspeitos fugiram para o quintal dos fundos da casa e efetuaram disparos contra os policiais, que revidaram a agressão. Um dos suspeitos foi atingido pelos disparos, portando uma pistola de marca Taurus G2C 9mm, com carregador e cinco munições intactas. O criminoso foi socorrido pela equipe Reforço 02 até o Hospital João Paulo II, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu após dar entrada no hospital.
O segundo suspeito tentou escapar subindo no telhado com ajuda do terceiro suspeito, mas caiu e foi capturado pela equipe policial. Com esse suspeito foi encontrada uma pistola marca Taurus 24/7 com numeração suprimida, acompanhada de um carregador contendo 10 munições intactas do mesmo calibre.
O terceiro suspeito fugiu pelos telhados das residências vizinhas, tentando escapar, mas acabou sendo capturado pela equipe do Setor 11 com o auxílio de outras equipes policiais que cercaram a área.
Após os acontecimentos, os conduzidos foram presos e encaminhados à autoridade policial para as providências necessárias. Todos os pertences das vítimas foram recuperados e entregues à Delegacia.
O CRIME
As vítimas relataram que três criminosos armados invadiram a residência no momento em que o esposo de uma das vítimas chegou com seu veículo. Ele foi rendido com uma arma apontada para a cabeça e sofreu diversas agressões. Os criminosos renderam o restante da família, os levaram para um quarto e também os agrediram com coronhadas e chutes na cabeça.
Os assaltantes exigiram da família a quantia de R$ 50.000,00, joias e uma arma, alegando que sabiam que a família era empresária e possuía tais bens. Diante da negativa da família em possuir esses objetos, os criminosos tornaram-se mais agressivos, ameaçando e apontando armas para as vítimas. Um dos criminosos chegou a ameaçar sequestrar uma das vítimas e exigir um resgate de um milhão de reais, ameaçando desmembrá-la caso o resgate não fosse pago. A família conseguiu trancar-se em um quarto e colocou um móvel para bloquear a porta quando percebeu a chegada da polícia. Os criminosos tentaram arrombar a porta, mas não tiveram sucesso.
As vítimas foram atendidas no local e encaminhadas para atendimento médico. O caso está sob investigação para determinar todas as circunstâncias do ocorrido. A ação da Polícia Militar demonstra a importância do trabalho das forças de segurança para a proteção da sociedade e o combate ao crime.