Em uma solenidade ocorrida nesta última quarta-feira (19) que contou com a presença de autoridades públicas, civis e militares, a Companhia de Operações Especiais – COE, foi oficialmente extinto para o surgimento do Batalhão de Operações Especiais – BOPE.
À frente do batalhão está o capitão Paulo Henrique da Silva Barbosa, que realizou treinamento na Espanha e deverá abrir o curso de formação de soldados do BOPE a partir do próximo ano. Atualmente o efetivo do batalhão conta com 30 policiais e a expectativa é de que seja dobrado esse numero.
O BOPE inicialmente foi instituído no estado do Rio de Janeiro, pertencente à Polícia Militar, é um batalhão a parte, seu treinamento e forma de ação ficaram mundialmente conhecidos a partir do filme Tropa de Elite.