Search
Close this search box.
Publicidade
EcoRondônia

Adailton Furia faz comparativo entre valores de impostos de carros cobrados em Rondônia e Acre

Publicidade

Na última quarta-feira (29), em Comissão Geral, os deputados receberam o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Flores, do diretor geral do Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran), Neil Faria Gonzaga, e do comandante do Batalhão de Trânsito, Luiz Carlos Garibaldi para esclarecer o descumprimento da Lei nº 985/18, que proíbe a apreensão e a remoção de veículos em função do atraso no pagamento do imposto.

Após explanações dos gestores do Detran, o deputado Adailton Furia (PSD) ressaltou que o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotivo (IPVA) e a taxa de Licenciamento também precisam ser revistos, levando em conta que Rondônia cobra 100% mais caro que o estado do Acre.

Publicidade

“Pagamos um dos IPVAs mais caro do Brasil. Aqui do lado, no Acre o valor do licenciamento é de R$ 64,00, enquanto Rondônia cobra R$ 130,00. Lá o valor cobra no IPVA é calculado em cima de 1% do valor do veículo, aqui 3%. Isso precisa ser ajustado. Pagamos tão caro é qual a retribuição que temos? Nossas estradas estão todas detonadas. Quando pagamos o IPVA queremos no mínimo condições de trafegabilidade”, ressalta.

Outro ponto abordado pelo parlamentar foi referente ao parcelamento do IPVA. “Você vai lá, faz o parcelamento, mas só pode pegar o documento depois de quitar as parcelas. Já pensou comprar uma geladeira em 3 vezes e só poder levar para casa depois de pagar as prestações? ”, indaga Furia.

Adailton questionou também a vistoria de 1º emplacamento obrigatória em carros novos. “Você compra um veículo zero, na “caixa” é precisa levar para fazer vistoria. Que vistoria é feita em um carro zero. Essas questões precisam ser ajustas. Estamos sendo prejudicados com essa disparidade de valores. Isso precisa mudar”, finaliza Furia.

Texto: Laila Moraes-Decom-ALE/RO

Foto: José Hilde-Decom-ALE/RO

Anúncie no JH Notícias