Publicidade

Adversários políticos deixam Marcos Rocha com um pé no Senado Federal

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

FAVORECIDO

Publicidade

Talvez Marcos Rocha nem tenha se dado conta, mas seus adversários políticos lhe deram uma baita ajuda antecipada para o pleito de 2026. Rocha é candidato natural ao Senado, que terá duas vagas para Rondônia.

Publicidade

DESGASTE

Na briga judicial ocorrida por conta das eleições do ano passado, que teve ganho de causa para Marcos Rocha, houve sim um desgaste emocional para o Governador, mas o resultado final lhe coloca em situação confortável para o pleito do ano que vem.

FATOS

O governador foi denunciado  por suposto crime de abuso de poder econômico, ter obrigado servidores comissionados a trabalhar na eleição, uso de telemarketing, entre outras acusações referentes à disputa eleitoral.

DECISÃO

Por unanimidade de votos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia, julgou improcedente as Ações de Investigação Judicial Eleitoral. Marcos Rocha e seu vice, Sérgio Gonçalves, estão livres para seguir nos mandatos e se candidatarem ao que quiserem.

GOL CONTRA

Diferente do que imaginavam os adversários, Marcos Rocha além de não perder o mandato ainda sai fortalecido do embate.

CULATRA

Os ataques contra Rocha, mais uma vez, lhe beneficiaram como aconteceu na campanha de reeleição no ano passado.

VÍTIMA

No último debate do segundo turno, Marcos Rocha apresentou um feijão com arroz como propostas e evitou embate direto com o adversário no pleito, o senador Marcos Rogério, do Partido Liberal.

VÍTIMA 2

Por outro lado, Rogério optou por ataques à gestão de Rocha no governo e tentou mostrar um gestor apático, sonolento e sem condições de estar à frente de um Estado pujante e crescente como Rondônia.

VÍTIMA 3

Acuado, Rocha ignorou os ataques e seguiu com seu feijão e arroz. Deu certo. Marcos Rogério ficou pelo caminho e se reelegeu governador de Rondônia.

REPETIÇÃO

Na demanda judicial referente às AIJEs, Marcos Rocha manteve a mesma postura da campanha. Evitou manifestações públicas sobre as ações, voltou a ficar isolado em seu oráculo e manteve a convicção de que não cometeu crime nenhum na disputa. Deu certo mais uma vez.

CALADINHO

A maioria dos políticos que circulam pelos corredores da política local, afirma que a postura de isolamento de Marcos Rocha tem prazo de validade e ainda vai lhe prejudicar politicamente.

CALADINHO 2

Imagino que o governador já esteja convicto de que na política, realmente as nuvens negras vão aparecer, mas é só questão de tempo para os ventos as levarem embora. Isso é verdade, desde que essas nuvens não tenham sido produzidas artificialmente.

FRUSTRAÇÃO

Se de um lado houve comemoração de Marcos Rocha e seus aliados, do outro novos cálculos terão que ser refeitos. Gente que apostava em uma eleição suplementar para o Governo em 2024 vai ter que esperar mais um pouco para tentar a cadeira ocupada por  Rocha.

PLANO

Os grupos animados com a possibilidade de defenestração de Marcos Rocha terão que rever suas estratégias. Uma delas é esquecer o Governo e voltar a focar na Prefeitura no ano que vem.

CAMINHO

A aprovação das urnas em 2026 terá que passar, inevitavelmente, pela atuação nas prefeituras. Seja de Porto Velho ou de alguma das principais cidades do interior. Mesmo que o candidato não seja Prefeito, o currículo na administração local conta bastante.

PORTO VELHO

Na disputa para 2026, Hildon Chaves é o mais sossegado, digamos assim, no momento. Com boa aprovação na gestão da capital, ele é considerado um forte candidato ao Governo de Rondônia.

PORÉM

Entretanto Hildon sabe que isso só não basta. Ele terá que ter como prioridade o interior. Como atual presidente da Associação dos Municípios já vem timidamente pisando em cidades estratégicas.

ALIANÇAS

A questão é que não há, publicamente, uma liderança de peso que já tenha declarado total apoio a Hildon Chaves.

“SEPARAÇÃO”

Que fique bem claro que as juras de amor entre Hildon Chaves e Marcos Rocha, na campanha de 2022 é coisa do passado. Vinte e seis é um novo cenário e casamento nunca se sabe quanto tempo irá durar.

90 DIAS

O jogador Ronaldo Fenômeno, por exemplo, teve um casamento dos sonhos com a ex-modelo Daniella Cicarelli, aquela dos lábios avantajados e carnudos. A cerimônia de enlace matrimonial foi algo midiático, dos sonhos, e durou cansativos 3 meses.

LUA DE MEL

Voltando ao casamento político, independente de ele se manter, ou não, aos trancos e barrancos, Hildon Chaves é a “bola da vez”. É o nome forte que tem hoje apenas coadjuvantes tentando o mesmo cargo.

LEMBRANÇA

Mas o saudoso Magalhães Pinto, ex-governador de Minas Gerais, dizia que política é como nuvem, uma hora tá alí, depois, sabe-se lá pra onde foi.

RINDO À TOA

Um militar de Rondônia acertou as 15 dezenas da Lotofácil, concurso 2964, sorteada no dia 27 de novembro, segunda-feira passada.

“FACEIRO”

O sortudo, morador de Porto Velho, recebeu a bolada de R$ 291 mil . O concurso teve 10 apostas ganhadoras. Parabéns ao felizardo que já quitou sua casa e o carro com o prêmio.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

PLANO

O ganhador disse aos amigos próximos que o objetivo agora é Mega da Virada que vai pagar R$ 550 milhões de prêmio ao acertador das 6 dezenas principais.