Search
Close this search box.

APROVADO – Diabéticos terão prioridade para exames médicos em jejum total, garante projeto do deputado Anderson Pereira

A Assembleia Legislativa aprovou durante sessão ordinária realizada na ultima terça-feira (12), Projeto de Lei 214/2019 de autoria do deputado Anderson Pereira (Pros), que concede prioridade no atendimento aos usuários portadores de diabetes nos casos da realização de exames médicos em jejum total nas unidades prestadoras de serviços de saúde das redes publica estadual e privada no âmbito do Estado de Rondônia.

A prioridade deve ser compatibilizada com a dos idosos, gestantes e pessoas com deficiência. A comprovação da condição de portador de diabetes deverá ser feita mediante a apresentação de documento médico. A intenção, conforme o parlamentar, é dar prioridade ao atendimento de diabéticos que precisam se submeter a exames em jejum total.

O objetivo do projeto é evitar que essas pessoas tenham uma crise de hipoglicemia por conta da demora no atendimento. “O exame consiste na coleta de uma amostra de sangue após jejum de 8 horas. Ocorre que o diabético não deve fazer jejum maior que 8 horas e, quando for fazer o exame não deve tomar insulina se for insulino – dependente ou a medicação antidiabetogênica, pois como ficará em jejum o risco de hipoglicemia é grande”, justificou.

“Este projeto é de interesse da população. Quem é diabético e/ou convive com essas pessoas conhece as reais necessidades e vai entender a importância de que essa proposta aprovada pelos deputados estaduais seja sancionada o mais breve possível”, finalizou o Anderson Pereira.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias